Corregedoria do CNJ lança painel de retorno presencial do judiciário

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Imagem: CNJ

Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br

A Corregedoria Nacional de Justiça lançou na última segunda, 6, um Painel que dará acesso a essas informações, para acompanhar a retomada integral das atividades presenciais do Poder Judiciário. A ferramenta, disponível na página da Corregedoria no Portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), consolida, em tempo real, dados sobre a volta às atividades presenciais fornecidos pelos tribunais brasileiros de todos os ramos de Justiça. Por meio de um formulário eletrônico, as cortes alimentam o sistema com as devidas informações.

Na avaliação do Corregedor Nacional de Justiça, o momento, agora, é da retomada completa às atividades presenciais. “As novas tecnologias nos ajudaram a enfrentar a tragédia da pandemia, mas agora é hora do retorno. É hora das atividades presenciais e eu conto com o senso de responsabilidade da magistratura e o trabalho das corregedorias no acompanhamento desse retorno”. Ao participar da abertura dos trabalhos de inspeção de rotina no Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) na segunda-feira,6 , o ministro classificou como fundamental a presença de juízes e servidores em todas as comarcas brasileiras. “Temos notícia que, em muitos estados o que estava acontecendo era uma situação de quase abandono, principalmente no interior”. De acordo com Salomão, além do Painel, que registrará o retorno ao trabalho e mostrará a retomada das audiências e de todos atos processuais, também foi criado um Grupo de Trabalho (GT) para acompanhar a volta às atividades no Poder Judiciário.

Juntamente com orientações para os tribunais, o GT – que é presidido pelo corregedor Nacional de Justiça e composto por integrantes de cada segmento da Justiça de todas as regiões do país – também fiscalizará o cumprimento dos critérios de retorno ao trabalho presencial, conforme determinação do CNJ. Ao julgar Procedimento de Controle Administrativo 0002260-11.2022.2.00.0000, na 359ª Sessão Ordinária do CNJ, realizada em 8 de novembro, o Plenário determinou que as cortes teriam prazo de 60 dias para a retomada das atividades presenciais, com a aprovação da Resolução CNJ n. 418/2022. O prazo vence no dia 16 de fevereiro, uma vez que o acórdão da decisão foi publicado em 16 de novembro.

No julgamento, os conselheiros entenderam que, superada a emergência sanitária provocada pela pandemia da Covid-19, que obrigou a adoção dos serviços de forma remota no Judiciário, caberia aos tribunais assegurarem a presença de juízes e juízas nas comarcas.  Quanto à volta ao trabalho presencial de servidores e servidores, o Plenário reafirmou a autonomia dos tribunais e indicou que eles devem considerar os critérios previstos na Resolução CNJ n. 227/2016, que regula o teletrabalho na Justiça brasileira.

*Com informação CNJ

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

Paul Krugman: Delírios de grandeza (de Trump) vão por água abaixo

Pesquisa AtlasIntel: Crise com Trump impulsiona Lula e desidrata Bolsonaro

Torcida brasileira pode ficar fora da Copa de 2026 nos EUA

Exclusivo: placas de aço produzidas no Pecém fora da lista de exceções de Trump

Reagan vs. Trump: Quando a direita acreditava no mercado, não na ameaça

Levitsky: Trump usa tarifas como arma pessoal e ameaça global à democracia

GLP-1 no Brasil: promessa de milagre, preço de privilégio

MAIS LIDAS DO DIA

Prefeitura Empreendedora, chegou sua hora de brilhar!

STF nega aposentadoria especial a guardas municipais

Quaest: prisão de Bolsonaro divide o país, mas maioria vê como justa

Ceará investe R$ 200 milhões em ciência, tecnologia e inovação

Mercado reduz projeção de inflação para 2025, mas IPCA segue acima da meta do BC

Lula é desaprovado por 53,6% da população, aponta pesquisa

A vida como ela é; Por Gera Teixeira

Asilo contra la opresión; Por João de Paula

Ceará registra queda nos preços da gasolina e do etanol, mas continua entre os mais caros do país