
A Revisão do Plano Diretor Participativo de Fortaleza é um processo de planejamento urbano que busca envolver ativamente a população na construção das políticas urbanas da cidade. Atualmente, o plano está vivenciando uma importante fase, com a realização de Fóruns territoriais nas 39 áreas da cidade.
A participação da população é essencial nesse processo, pois é a oportunidade dos cidadãos contribuírem com suas vivencias, demandas e sugestões para a construção de uma cidade mais justa e inclusiva. Os Fóruns territoriais são espaços de diálogo, onde os moradores têm protagonismo na definição de políticas urbanas que afetam diretamente suas vidas.
A participação popular na Revisão do Plano Diretor Participativo de Fortaleza reforça a importância que a população exerça seu papel de cidadãos ativos, contribuindo com propostas, debatendo ideias e buscando soluções coletivas para os desafios urbanos. É um exercício de cidadania, que permite que diferentes grupos sociais sejam ouvidos, promovendo a inclusão e a diversidade de perspectivas.
Quando se promove uma participação acessível e inclusiva, garantindo a presença de diversos grupos, como moradores de diferentes regiões da cidade, movimentos sociais, organizações civis, empresários, entre outros. Tem no final um processo robusto e conciso que tende a atender a expectativa real da sociedade.
Através desse mecanismo formado pelos Fóruns territoriais e da participação na plataforma digital, Fortaleza avança na vanguarda em Revisão de Planos Diretores , mostrando que está preparada para o amplo diálogo com todos da nossa cidade em busca da redução das desigualdades sociais , projetando uma cidade mais justa, segura e alinhada com a sustentabilidade.