Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Potenciais impactos da instalação do ITA no Ceará. Por Mateus Oliveira

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Mateus Oliveira, é diretor e porta-voz para a Indústria de Educação na PwC Brasil. Foto: Divulgação

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica “ITA”, instituição de ensino superior pública sob Comando da Aeronáutica, se destaca nacionalmente no setor aeroespacial, além de oferecer cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins da engenharia. Por ser considerado um dos mais importantes centros de excelência e formação profissional do Brasil, também tem um dos vestibulares mais concorridos do país. Atualmente, o Ita possui uma única unidade localizada na cidade de São José dos Campos – SP e, neste ano, os ministérios da Educação e da Defesa assinaram um acordo de cooperação técnica para elaboração de estudos que permitiriam a criação de um novo campus avançado do ITA, desta vez no Ceará.

Esta decisão reflete bem a vocação do estado não só para a tecnologia, como para as áreas de atuação do ITA. Dados do Ministérios da Educação “MEC” e do próprio Instituto demonstram que nos últimos dez anos, o Ceará vem consistentemente ocupando o primeiro lugar entre os estados brasileiros com o maior número de alunos aprovados, atingindo a impressionante média de 40% de ocupação das cadeiras disponíveis, superando estudantes de escolas de grandes centros do sudeste como São Paulo e Rio de Janeiro, estados que ocupam segundo e terceiro lugar, respectivamente. Em 2023, por exemplo, os estudantes de escolas cearenses acumularam 62 aprovações das 150 vagas ofertadas.

O Ceará vive um momento de grande destaque especialmente na geração de renda e emprego. Em 2023, Fortaleza assumiu o posto de maior economia do Nordeste e de capital mais populosa. O setor de serviços é o grande impulsionador dessa engrenagem, especialmente nos segmentos de turismo e construção civil. Mas o estado é destaque também nos setores de consumo e varejo, produção industrial e na geração de energias renováveis, especialmente eólica.

Neste momento de crescimento econômico, a chegada de uma unidade do ITA seria mais um grande diferencial para o estado, com inestimáveis impactos na geração de inovação com a possibilidade de atender a demandas regionais, fomentando todo um ecossistema de desenvolvimento tecnológico do Norte e Nordeste como um todo, com potencial de benefícios não apenas para o estado.

Além dos fatores econômico e tecnológico, há de se destacar, também, o aspecto humano, uma unidade do ITA no Ceará, inquestionavelmente, irá gerar uma melhoria no nível de qualificação profissional, impactando não apenas na descentralização da oportunidade de acesso a uma educação superior de altíssimo nível, mas também a retenção de grandes talentos na região. A possibilidade mais acessível de ingresso na instituição, sem a necessidade de deslocamento para outra região do país, deve afetar toda a cadeia educacional do estado, desde a formação para o acesso nas escolas de ensino fundamental e médio, que já é bastante qualificada, mas que deverá aprimorar, até o próprio ambiente acadêmico local, uma vez que as instituições de ensino superior deverão também se preparar para o desafio de uma concorrência no nível deste Instituto, além das oportunidades geradas pelo natural movimento de atração de alunos para a região e nas potenciais demandas de outros cursos de extensão na área tecnológica.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza: Assim como Quaest, Datafolha capta movimento antecipado pela Focus/AtlasIntel

Animado por pesquisas, Lula grava pra Evandro e agenda ato em Fortaleza

Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza

A nervosa dança das pesquisas eleitorais em Fortaleza

Em educação, Brasil investe menos de 1/3 da média da OCDE

A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

Acaba a farra ESG enquanto a crise climática se agrava

A esquerda e o jornalismo estão tontos e não entendem fenômenos como Pablo Marçal

Focus Poder inova no Brasil com formato ‘Smart Brevity’ de notícias ágeis e diretas

Indústria dos “cortes” em vídeo: Lucro fácil, desinformação e realidade eleitoral paralela

Fortaleza: Assim como Datafolha, pesquisa Ideia diz que quase nada mudou em um mês

MAIS LIDAS DO DIA

O Falso Amor Sincero. Por F J Caminha

Fortaleza tem 21 pontos próprios para banho de mar neste fim de semana

Professor. Foto: Divulgação/Governo do Estado

Com investimento de R$ 572 milhões, Ceará terá novas 55 escolas de tempo integral

Polícia Federal prende 31 candidatos em 10 estados

Haddad: descongelamento é resultado de melhor performance da economia

Eleições 2024: candidatos não podem ser presos a partir deste sábado

Governo descongela R$ 1,7 bilhão do Orçamento de 2024

Nunes, Boulos ou Marçal? Quem está à frente nas pesquisas após cadeirada em debate?

Governo Lula amplia multas para incêndios ilegais em meio a seca histórica