Fortaleza recebe a primeira expedição terrestre e científica da Voz dos Oceanos ainda esta semana. A iniciativa, liderada pela Família Schurmann, conta com uma tripulação exclusivamente feminina, formada pelas biólogas marinhas Marília Nagata e Jessyca Lopes, a oceanógrafa Katharina Grisotti e a jornalista Thamys Trindade.
O grupo vai percorrer por 70 dias cerca de 20 cidades da costa brasileira, de Santa Catarina ao Pará, para detectar a presença de microplásticos em organismos marinhos consumidos pela população, como ostras e mexilhões. Enquanto as quatro caem na estrada, em terra, a jornalista Bárbara Clara Costa atua como roteirista das produções audiovisuais dessa expedição.
Os bivalves coletados serão enviados para análise nos laboratórios da Universidade de São Paulo (USP), em estudo inédito, coordenado pelo Prof. Dr. Alexander Turra. Após ser finalizada, a pesquisa apresentará um diagnóstico sobre a presença de microplásticos nos animais marinhos , contribuindo com os esforços para reduzir a poluição dos mares e aumentar a segurança alimentar, segundo Heloisa Schurmann.
A nova expedição científica da Voz dos Oceanos conta com o patrocínio de Localiza&co, apoio nacional da Ibema, Mitsubishi Motors e Yacht Master, e apoio institucional da Marca Brasil e da Embratur. Dentre os apoiadores locais estão Carmel Cumbuco Resort e Igor Ary Juaçaba do Winds For Future.