O Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio de seu Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), iniciou ontem uma formação em Práticas de Gestão Cultural para equipes gestoras municipais de cultura de todo o Estado. A primeira aula premium, intitulada “As Políticas Estaduais de Cultura na Última Década”, foi ministrada pela Secretária de Cultura do Estado do Ceará, Gecíola Fonseca.
O objetivo dessa formação é fornecer um arcabouço teórico e prático que permita a cada município participante desenvolver o Plano de Aplicação Anual de Recursos (PAAR) da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), conforme as ações previstas no Plano de Trabalho da PNAB.
O curso, com duração de seis semanas e carga horária de 40 horas, é organizado em quatro módulos de aprendizagem:
1. Fundamentos da Política Pública de Cultura
2. Gestão da Cultura na Administração Pública Municipal
3. Gestão de Sistemas Municipais de Cultura
4. Práticas de Gestão de Sistemas Municipais de Cultura
A formação é realizada na modalidade a distância, 100% online, e inclui aulas premium, aulas tutoriais síncronas e aulas de aprofundamento assíncronas. Utiliza o que há de mais avançado em design educacional para cursos EaD, além de empregar ferramentas interativas (H5P) no ambiente virtual de aprendizagem.
Este curso representa um marco institucional importante na parceria entre o IFCE e a Secult, além de atender ao propósito de qualificar, com alta performance, os profissionais do setor público diretamente envolvidos na gestão cultural municipal, como dirigentes e técnicos das secretarias municipais de cultura.