Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Análise: polarização chega a galope em Caucaia, aponta pesquisa AtlasIntel

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Contexto: Os indicativos são de que a eleição para a Prefeitura de Caucaia será intensa e acirrada. A sugestão contida na pesquisa AtlasIntel é que está em construção na segunda cidade mais populosa do Ceará um quadro de franca polarização eleitoral no município que é uma extensão de Fortaleza. Waldemir Catanho (PT) e Coronel Aginaldo (PL) estão empatados. Na prática, um acirramento ao estilo Lula X Bolsonaro. A pesquisa foi contratada pelo jornal O Povo.

Detalhes:

  • Waldemir Catanho (PT) tem 27,6% das intenções de voto, seguido muito de perto por Coronel Aginaldo (PL) com 27,4%.
  • O ex-prefeito Naumi Amorim (PSD) registra 21,1%, enquanto Emilia Pessoa (PSDB) aparece com 15,2%.

Cenário:

  • Em termos de votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, Catanho aparece com 30,3%, apenas 0,4 pontos percentuais à frente de Aginaldo, que tem 29,9%.
  • A disputa apertada reflete claramente a polarização entre o candidato apoiado pelo PT e o representante do PL, partido ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que visitou a cidade dias atrás.
  • Caso a AtlasIntel tenha captado o real retrato do momento, Caucaia parece reproduzir o cenário com os mesmos indicativos de polarização verificados em Fortaleza (leia aqui).
  • Atentem para o papel exercido pelos outros dois candidatos com chances reais na disputa No caso, Naomi e Emília, cujo somatório das intenções de voto alcançam mais de 36%.

O que esperar:

  • Caso se mantenham as condições normais de temperatura e pressão, o desenvolvimento da campanha e as próximas pesquisas devem confirmar o quadro polarizado em Caucaia. Ou seja, somente fatos novos de grande envergadura seriam capazes de evitar a situação de intensidade da campanha polarizada entre uma candidatura ligada a Lula e outra ligada a Bolsonaro.

Sobre a AtlasIntel:

  • Parceira do Focus Poder nas pesquisas para a eleição de Fortaleza, a AtlasIntel, conhecida pela precisão em suas pesquisas feitas em diversos países, aplica uma metodologia de Recrutamento Digital Aleatório que elimina o viés de entrevistador, garantindo resultados mais próximos da realidade.
  • A metodologia utilizada pela Atlas parece identificar com mais precisão a dinâmica das disputas. Foi assim na eleição para o Governo do Ceará, em 2022, quando os resultados da série de pesquisas da Atlas disseram com muita antecedência que o então candidato Elmano de Freitas (PT) havia disparado à frente dos concorrentes, enquanto outras pesquisas ainda o colocavam em terceiro lugar.

Cenários de 2º turno

Quem é quem nos polos de Caucaia:

Conhecido como 'caveira', coronel Aginaldo deve receber apoio de Moro | Política | Valor EconômicoCoronel Aginaldo é um militar e agora político conhecido por sua atuação como comandante da Força Nacional durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Filiado ao Partido Liberal (PL), ele tem fortes laços com o bolsonarismo e é casado com a deputada federal Carla Zambelli. Aginaldo entrou na política como suplente de deputado federal e está se candidatando à Prefeitura de Caucaia, Ceará, nas eleições de 2024. Sua candidatura representa a continuidade das políticas de segurança pública defendidas pelo governo Bolsonaro.

Waldemir Catanho é  filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e atualmente candidato à Prefeitura de Caucaia, Ceará, nas eleições de 2024. Historicamente ligado à deputada federal Luizianne Lins, ele é ex-secretário da Articulação Política do governo Elmano de Freitas (PT) e conta com o apoio do prefeito Vitor Valim, do governador Elmano, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Catanho tem uma longa trajetória política dentro do PT e representa as políticas sociais e de esquerda na região. Sua candidatura é central para manter a influência do PT na RMF.

Caucaia localiza-se na Região Metropolitana de Fortaleza. Com uma população de aproximadamente 370 mil habitantes, é a segunda cidade mais populosa do estado. A economia de Caucaia é diversificada, com destaque para o comércio, a agricultura, e o turismo, impulsionado pelas belas praias do litoral oeste. A cidade também abriga o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, considerado o maior polo de desenvolvimento econômico do Ceará. Caucaia possui uma significativa população indígena, particularmente da etnia Tapeba

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza: Assim como Quaest, Datafolha capta movimento antecipado pela Focus/AtlasIntel

Animado por pesquisas, Lula grava pra Evandro e agenda ato em Fortaleza

Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza

A nervosa dança das pesquisas eleitorais em Fortaleza

Em educação, Brasil investe menos de 1/3 da média da OCDE

A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

Acaba a farra ESG enquanto a crise climática se agrava

A esquerda e o jornalismo estão tontos e não entendem fenômenos como Pablo Marçal

Focus Poder inova no Brasil com formato ‘Smart Brevity’ de notícias ágeis e diretas

Indústria dos “cortes” em vídeo: Lucro fácil, desinformação e realidade eleitoral paralela

Fortaleza: Assim como Datafolha, pesquisa Ideia diz que quase nada mudou em um mês

MAIS LIDAS DO DIA

São Paulo: Empate triplo após cadeirada de Datena em Marçal, aponta Pesquisa Quaest

Otto celebra 15 anos de “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos” na Estação das Artes

Obras de revitalização do entorno do Monumento de São Francisco, em Canindé, são concluídas após investimento de R$ 13 milhões

Golpe de Sorte em Paris: Woody Allen surpreende positivamente com seu filme de aposentadoria

X segue suspenso, mas passou por instabilidade técnica no bloqueio

Petrobras alcança marca inédita de um milhão de acionistas individuais

Coco Bambu. Foto: Divulgação

STJ decide que Coco Bambu não praticou concorrência desleal contra o Grupo Camarões

Beach Park anuncia 300 vagas de trabalho temporário para a alta estação

Indústria brasileira adere a práticas ambientais, aponta pesquisa do IBGE