Arce aplica multa de R$ 28 milhões à Enel Ceará por falhas no fornecimento de energia

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Enel. Foto: Reprodução Enel
Enel Ceará. Foto: Reprodução Enel

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) impôs uma multa de R$ 28 milhões à Enel Ceará devido às constantes quedas de energia e à demora na realização de religamentos em todo o estado. Entre 2021 e 2023, o número de queixas registradas pela ouvidoria da Arce sobre a falta de energia saltou de 1.415 para 2.580, representando um aumento de 82,3%. Em resposta, a Enel informou que recebeu a notificação há cerca de doze dias e que já enviou a resposta dentro do prazo estabelecido.

Segundo João Gabriel Rocha, presidente da Arce, uma fiscalização realizada na Enel Ceará identificou um aumento tanto no número de interrupções de energia quanto no tempo necessário para o restabelecimento do serviço. “Só em 2023, quase 90 mil consumidores no Estado do Ceará ficaram mais de 24 horas sem energia elétrica”, afirmou Rocha.

Além disso, a Arce constatou que o tempo médio de atendimento a emergências pela Enel foi de quase 10 horas. A fiscalização também apontou que algumas subestações e linhas de distribuição da empresa estão sobrecarregadas e que manutenções preventivas previstas pela distribuidora não foram completamente executadas.

Em contrapartida, a Enel Ceará afirmou, em nota oficial, que o tempo médio de atendimento diminuiu em quase 60% entre março e julho de 2024, atribuindo a melhora à contratação de novos eletricistas e à aquisição de novas viaturas para reforçar o atendimento ao cliente.

Outro dado preocupante apontado pela Arce é o aumento das reclamações. Entre janeiro e julho de 2024, a ouvidoria da agência recebeu 2.658 queixas, superando o total registrado em todo o ano de 2023. As reclamações abrangem diversos aspectos, incluindo atendimento, faturamento, atendimento a emergências, geração distribuída e ligações com obras, conforme detalhou João Gabriel Rocha.

Apesar de a multa já ter sido aplicada, a Enel Ceará recorreu da decisão, e o recurso está em análise pela própria Arce. Caso a penalidade seja mantida, a empresa ainda pode apelar à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Se a agência nacional mantiver a autuação, a empresa será obrigada a pagar a multa, independentemente de tomar as medidas necessárias para melhorar seu desempenho”, explicou o presidente da Arce.

Nota oficial da Enel Ceará:

“A Enel esclarece que, sobre o tempo médio de atendimento, foi reduzido em cerca de 60%, entre março e julho deste ano. A principal medida para essa melhoria foi a contratação de novos eletricistas e a aquisição de novas viaturas, para reforçar o atendimento ao cliente.

É importante ressaltar que a empresa segue trabalhando na melhoria da qualidade do fornecimento e na modernização do sistema elétrico do Estado. A empresa anunciou, esse ano, um plano de melhorias para o estado, com investimentos de cerca de R$ 4,8 bilhões e a contratação de 1.800 novos profissionais até 2026. O plano tem como foco a melhoria da qualidade do fornecimento, a modernização do sistema elétrico e modernização das lojas de atendimento.

Sobre a multa mencionada, a Enel informa que recebeu há cerca de doze dias e já foi respondida dentro do prazo determinado pela ARCE.”

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza domina Enem 2025: capital ocupa as 3 primeiras posições do BR e tem 4 escolas entre as 10 melhores

Ibmec chega a Fortaleza e firma Ceará como polo nacional de educação, inovação e negócios

Pesquisa Atlasintel Piauí 2026: eleição praticamente resolvida a favor do PT

Pesquisa Focus Poder/Atlasintel explica decisão de Ciro e PSDB de manter distância de Flávio

PSD dos “Domingos” leva Comissão de Orçamento do Congresso e reforça musculatura para a vice no Ceará

Focus/Atlasintel: Lula abre larga vantagem no Ceará e reforça ativo eleitoral de Elmano para 2026

Pesquisa Focus/Atlas para o Senado Ceará: Cenários embolados com Cid favorito; sem sua candidatura, Luizianne salta

Pesquisa Focus Poder + Atlasintel: Ciro e Elmano empatam na corrida ao Governo

UFC entra no Top 15 nacional de patentes e reforça posição como polo de inovação

Governo do Ceará: Pesquisa Focus Poder/AtlasIntel será divulgada nesta segunda-feira

PIX vira vitrine global: fundador do Web Summit diz que sistema brasileiro “destrói monopólios” e inspira o mundo

Em meio à batalha judicial, Eneva e Diamante iniciam investimento de R$ 6 bi em energia e infraestrutura no Pecém

MAIS LIDAS DO DIA

Latam encerra voos de Fortaleza para Miami e Santiago e amplia operação para Lisboa

Governo quer aumentar limite de faturamento do MEI e permitir até dois funcionários

Fechamento de quatro fábricas de calçados deixa 528 trabalhadores desempregados no Ceará

Governo mantém alta de tarifas para elétricos, mas libera cota de importação sem imposto

A aposta do Ibmec no capital humano cearense

Cerco da PF e MP amplia pressão sobre ex-prefeito de Choró; Filho foi preso

Soberania de fantasia: Rio anunciou uma IA própria e os chineses a desmascararam; por Machidovel Trigueiro Filho

Fortaleza. Beira Mar

Estudo da UFC aponta que esgoto no mar de Fortaleza também contamina o ar da orla

Vídeos: Michelle faz ataque frontal a Ciro Gomes e transforma Ceará no epicentro da crise do bolsonarismo