Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Fortaleza: Agendado para outubro, III Sinistro Fest seleciona 81 filmes nacionais e internacionais

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

A terceira edição do Sinistro Fest – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Ceará ocorre de 7 a 13 de outubro deste ano, no Cineteatro São Luiz.

Esse ano, o festival recebeu 568 inscrições de obras nacionais e internacionais, sendo que 81 filmes foram selecionados para compor a programação. O resultado está disponível no site www.sinistrofest.com e no perfil do Instagram do festival @sinistrofest.

Os curadores Beatriz Saldanha (CE), Carlos Primati (SP) e Yasmine Evaristo (MG) analisaram curtas e longas-metragens de 31 países – incluindo Japão, Malásia, México e Argentina. Os filmes selecionados vão participar das mostras competitivas, que premiam os melhores em cinco categorias: Longa-Metragem Nacional e Internacional, Curta-metragem Internacional e Nacional, e o Ceará Sinistro – que contempla produções do Estado.

No total, 10 longas-metragens vão compor a programação. Os realizadores do festival, Wesley Gondim e Thiago Rocha, destacam Los Ojos del Abismo (Argentina), que estreia mundialmente durante o Sinistro.

Com exibição realizada apenas em seu país de origem, o japonês The Beast Hand faz sua estreia no circuito internacional. Ambos foram vistos esse ano no Festival de Cannes, em exibição restrita aos produtores de festivais internacionais.

Já Párvulos (México) e Indera (Malásia), serão lançados na América Latina. Entre os curtas-metragens, 30 são internacionais e 34 nacionais. Na categoria local, concorrerão ao prêmio sete curta-metragens cearenses.

“Eu fico muito feliz de ver o quanto o festival vem crescendo, pois estou na curadoria ao lado de Carlos e Beatriz, desde o início e a cada edição, são novas produções, inúmeras formas de contar histórias e uma gama de produções do Brasil e do mundo”, comemora Yasmine Evaristo.

Para ela, o mais interessante na curadoria de um festival como o Sinistro é “pensar em como pessoas de culturas distintas contam suas histórias. O cinema fantástico é um terreno profundamente fértil para a construção de narrativas que falam sobre aspectos que tangem o imaginário, bem como o real”.

De acordo com Beatriz Saldanha, “o processo de curadoria é sempre uma atividade muito intensa, mas também muito prazerosa. Podemos ver uma amostra do que tem sido feito nos últimos anos, perceber certos padrões e tendências dentro do gênero fantástico. Ela destaca a relevância da mostra Ceará Sinistro, dando visibilidade à produção local mais recente.

“Como o Ceará tem alguns centros de formação em cinema bastante importantes, a exemplo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Porto Iracema, entre outros, tivemos curtas bem expressivos esse ano, com uma tendência para o horror psicológico”, adianta.

“É muito bacana pensar em formas de trazer filmes que se conectem ao público, mas também formas variadas de ver filmes, de pensar o fantástico. Além disso, considero o Sinistro Fest um ótimo espaço para formação de público, por meio da articulação da arte e da cultura, de forma acessível, principalmente para entusiastas do cinema de gênero”, conclui Yasmine.

Sobre o III Sinistro Fest – Durante sete dias, o festival promove rodas de conversa e feira de economia criativa, além da exibição de filmes do universo fantástico, que vão da Fantasia ao Suspense, passando pela Ficção Científica e pelo Terror. O evento tem se consolidado no calendário cultural da cidade como ponto de encontro de diretores, produtores, atores e atrizes, técnicos, distribuidores e amantes do gênero fantástico em geral.

Realizado desde 2022, o Sinistro Fest é gratuito. Nesta edição, tem patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com apoio cultural do Cineteatro São Luiz, por meio da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult).

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza: Assim como Quaest, Datafolha capta movimento antecipado pela Focus/AtlasIntel

Animado por pesquisas, Lula grava pra Evandro e agenda ato em Fortaleza

Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza

A nervosa dança das pesquisas eleitorais em Fortaleza

Em educação, Brasil investe menos de 1/3 da média da OCDE

A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

Acaba a farra ESG enquanto a crise climática se agrava

A esquerda e o jornalismo estão tontos e não entendem fenômenos como Pablo Marçal

Focus Poder inova no Brasil com formato ‘Smart Brevity’ de notícias ágeis e diretas

Indústria dos “cortes” em vídeo: Lucro fácil, desinformação e realidade eleitoral paralela

Fortaleza: Assim como Datafolha, pesquisa Ideia diz que quase nada mudou em um mês

MAIS LIDAS DO DIA

Corte de juros nos EUA veio um pouco atrasado, diz Haddad

Dólar cai para R$ 5,46 após redução de juros nos EUA

Políticos e entidades criticam elevação de juros básicos

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

CW 26%, Sarto e André 21%, Evandro 18%, diz Pesquisa Ideia

H&M, gigante mundial do varejo de moda, chega ao Brasil em 2025

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

Ceará debate políticas do setor audiovisual para os próximos 10 anos em evento do MinC