O fato: A Feira Mais Vinil completa dois anos neste primeiro fim de semana de setembro e ganha comemoração especial na Estação das Artes, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Além da feira de discos e artigos musicais, o evento prevê no domingo (8) uma roda de DJs e uma ação solidária com troca de alimentos não perecíveis por vinis. A programação da semana conta ainda com o programa Baila Comigo e o encerramento do Festival Corpo Arte.
Baila Comigo: A noite de quinta-feira (5) tem animação garantida com a 12a edição do Baila Comigo, que em agosto completou um ano na Estação das Artes. Inspirado nas danças de salão que acontecem no Centro de Fortaleza, o programa é voltado para todas as idades e tem reunido sobretudo pessoas idosas do bairro Moura Brasil, que gostam de dançar e confraternizar. A programação tem início às 18h com o “Forró do Pingoró”, projeto de discotecagem e pesquisa em vinil que faz ecoar discos de grande importância da música nordestina, principalmente das décadas de 1960 a 1980, como Ary Lobo, Antônio Barros e Cecéu, Anastácia e Dominguinhos e Marinês. Resgatando clássicos que atravessam gerações e outras descobertas garimpadas, o DJ Nego Célio comanda a pick-up com ritmos dançantes e letras com referências à cultura sertaneja.
O festival: O Festival Corpo Arte encerra sua 5ª edição neste fim de semana na Estação das Artes com a etapa final das batalhas de breaking e shows de rap e trap. Com o tema “Corpo Sonoro”, o evento, iniciado no último dia 31, celebra a união da música e do corpo ao mostrar como esses elementos podem habitar o mesmo espaço de expressão artística, criando uma experiência imersiva e inesquecível para o público. Na noite de sexta (6), a partir das 18h, a Gare recebe eliminatórias de batalhas de Footwork e Seven to Drunk e shows de Uhrei e Bianca Hoffman (SP). Já no sábado (7), a partir das 16h, acontece um dos momentos mais aguardados do Festival: a final da batalha de breaking dance, que reúne os campeões das seletivas de Jericoacoara e Recife e mais 14 dançarinos selecionados em etapa anterior. O encerramento se dá com a festa “BoomBaile”, com a presença do rapper Okado do Canal (PE) e de Teffy.
Feira Mais Vinil: O Domingo na Estação tem gostinho especial neste dia 8: completando 2 anos de trajetória, a Feira Mais Vinil promete animar a Gare com uma programação especial de 10h às 15h. Movimento idealizado por Thiago Duarte, nasceu com o objetivo de fortalecer a cena dos discos de vinil, desenvolvendo atividades socioculturais e econômicas do setor. Em 22 edições, levou à Estação das Artes mais de 20 mil pessoas e 27 atrações. Além da feira de discos e artigos musicais, o dia de celebração conta com uma Roda de Vinil reunindo os DJs Thales, Albano Seletor, Leo Reis, Maarji e Nego Célio. Na ocasião, o público é convidado a participar de uma troca solidária: cada quilo de alimento não perecível (exceto sal) pode ser trocado por dois vinis. As doações serão destinadas para o projeto Brincando com a Terceira Idade, sediado no Moura Brasil.