Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Aos 85 anos, J.Macêdo mostra músculos para um futuro com ainda mais força

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Roberto, Amarilio e Irineu. Foto: Reprodução

O fato: A J.Macêdo, uma das maiores empresas de alimentos do Brasil, celebra seu 85º aniversário em 2024 com resultados financeiros positivos e um ambicioso plano de expansão. A companhia, conhecida por marcas como Dona Benta, Sol e Petybon, tem demonstrado um sólido crescimento e inovação ao longo dos anos.

Números: A J.Macêdo alcançou uma receita líquida de R$ 2,9 bilhões em 2022, um crescimento de 23,2% em relação a 2021. Em 2023, a empresa atingiu a maior receita líquida de sua história, com R$ 3,2 bilhões, representando um aumento de 10,5% em relação ao ano anterior. No primeiro semestre de 2024, a receita foi de R$ 1,6 bilhão e o lucro líquido chegou a R$ 189,8 milhões, um incremento de 3,4% em comparação ao mesmo período de 2023.

Amarílio Macêdo, CEO da holding do Grupo e filho do fundador José Dias de Macêdo, destacou o orgulho da origem cearense da empresa e sua contribuição para a alimentação de qualidade no Brasil. “Estamos felizes pelo legado que deixamos e confiantes de que a empresa tem um futuro brilhante, norteada pela terceira geração e conduzida por uma gestão profissionalizada competente,” afirmou Macêdo.

Plano de expansão: Em 2024, a J.Macêdo iniciou a construção de dois novos Complexos Industriais no Brasil, com um investimento total de cerca de R$ 500 milhões. A planta em Londrina (PR) produzirá farinhas especiais e contará com um moinho de alta tecnologia, além de um novo Centro de Distribuição. Em Horizonte, será erguido um Complexo Industrial com a mais moderna indústria de massas alimentícias das Américas. “Esses investimentos ampliarão a capacidade de produção, gerarão novos empregos e terão um impacto positivo nas comunidades locais,” afirmou Irineu José Pedrollo, diretor-presidente da J.Macêdo S/A.

O executivo também destacou que outros mercados, incluindo do Sudeste e Centro-Oeste, estão em linha com a estratégia da empresa. “Somos fortes nas regiões Nordeste e Norte. Temos uma participação relevante, mas não tão importante no Centro-Oeste e no Sul. Há muitas oportunidades no mercado local”, ressalta. Ireneu pontou que, no futuro, a companhia visualiza o mercado exterior no longo prazo. “Para entrar no mercado exterior, você precisa conhecer a cultura, entender o funcionamento. Começar lá de baixo. É algo que não pretendemos agora”, comentou.

Impacto financeiro:  Irineu atribui o bom desempenho da empresa à mudança no modelo de gestão, aumento de eficiência e uma estratégia eficaz de controle de despesas e aquisição de matérias-primas, especialmente trigo. Ele também destaca os avanços na valorização das marcas e na governança corporativa, que consolidaram a presença nacional da empresa. 

Comemoração cultural: A J.Macêdo planejou uma série de eventos culturais para celebrar seu aniversário. A partir de setembro, a empresa promove apresentações da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, com um repertório que inclui obras de Heitor Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno. Além disso, será realizada a exposição “Ocupação Mino por Inteiro” do artista cearense Mino no Museu da Cultura Cearense e a restauração do mural de Carybé no Moinho Salvador, que será transformado no espaço Moinho de Arte e Memória.

Sobre a J.Macêdo: A J.Macêdo é líder nacional em farinha de trigo e misturas para bolos, e a segunda maior companhia de massas alimentícias do Brasil. A empresa também atua em fermentos, biscoitos e sobremesas, e mantém um portfólio B2B com a marca Dona Benta Profissional. Reconhecida pelo selo Great Place to Work em 2023 e 2024, a J.Macêdo conta com mais de 3 mil colaboradores diretos e indiretos.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza: Assim como Quaest, Datafolha capta movimento antecipado pela Focus/AtlasIntel

Animado por pesquisas, Lula grava pra Evandro e agenda ato em Fortaleza

Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza

A nervosa dança das pesquisas eleitorais em Fortaleza

Em educação, Brasil investe menos de 1/3 da média da OCDE

A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

Acaba a farra ESG enquanto a crise climática se agrava

A esquerda e o jornalismo estão tontos e não entendem fenômenos como Pablo Marçal

Focus Poder inova no Brasil com formato ‘Smart Brevity’ de notícias ágeis e diretas

Indústria dos “cortes” em vídeo: Lucro fácil, desinformação e realidade eleitoral paralela

Fortaleza: Assim como Datafolha, pesquisa Ideia diz que quase nada mudou em um mês

MAIS LIDAS DO DIA

RioMar Fortaleza recebe exposição interativa sobre Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

Grupo cearense investe R$ 50 milhões em fábrica de ração no Piauí

O que se sabe sobre o possível retorno do X: Anatel investiga relatos de acesso à rede social

12º Bazar do Centro Fashion Fortaleza supera expectativas com crescimento de 40% no fluxo de visitantes

Tupperware entra com pedido de falência após 80 anos de operações

Ballet de Londrina apresenta espetáculo “Bora!” na CAIXA Cultural Fortaleza neste fim de semana

PL gasta R$ 2,7 milhões com candidaturas da família Bolsonaro nas eleições de 2024

Guanabara reforça frota em Sobral, Brasília e Goiânia com novos ônibus Double Deckers

Camilo formaliza férias, vai mergulhar nas campanhas de aliados, mas sem agenda em Caucaia