Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Varejo pede regulamentação de publicidade de apostas eletrônicas e proibição do uso de cartão de crédito

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Bets. Foto: Reprodução

O fato: Cerca de 20 entidades nacionais ligadas ao comércio, indústria, consumo e varejo emitiram um manifesto alertando para os impactos negativos do crescimento das apostas eletrônicas no Brasil. As organizações signatárias pretendem unir esforços para regulamentar a comunicação publicitária e os patrocínios dessas plataformas, além de propor a proibição imediata do uso de cartões de crédito para pagamentos de apostas, algo que a legislação atual só prevê para 2025.

Consequências sociais e econômicas: O documento destaca o aumento exponencial do faturamento das apostas, especialmente entre a população de classes mais baixas. Segundo as entidades, esse fenômeno tem gerado comportamentos compulsivos e desviado recursos destinados a itens básicos, como alimentação. O manifesto também denuncia o uso de recursos de programas sociais, como o Bolsa Família, para apostar, resultando na redução do consumo de itens essenciais.

Responsabilização e revisão tributária: As entidades signatárias também pedem que as empresas de apostas sejam corresponsáveis pelos tratamentos relacionados a problemas de saúde mental causados pelo vício em jogos eletrônicos. Elas defendem ainda a revisão da tributação imposta pela Lei 14.790/2023, sugerindo um aumento dos impostos sobre as operações de apostas online, tanto para as empresas quanto para os apostadores.

Impactos do crescimento das apostas: O manifesto foi divulgado no encerramento do Latam Retail Show, evento organizado pela consultoria Gouvêa Ecosystem. Durante o evento, um estudo da Mosaiclab indicou que, embora as apostas virtuais estejam crescendo, não são o principal fator que freia o consumo no País. Para 63% dos brasileiros, os gastos com alimentação são os mais pesados em seus orçamentos, seguidos por despesas com energia elétrica (50%) e água (34%). A pesquisa também revelou que apenas 9% dos entrevistados mencionaram os gastos com jogos e apostas como uma pressão sobre a renda, com maior incidência na Classe A, que tem mais renda disponível para esse tipo de despesa.

Entidades signatárias: Entre as organizações que assinaram o manifesto estão a Associação Brasileira de Franchising (ABF), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), entre outras.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza: Assim como Quaest, Datafolha capta movimento antecipado pela Focus/AtlasIntel

Animado por pesquisas, Lula grava pra Evandro e agenda ato em Fortaleza

Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza

A nervosa dança das pesquisas eleitorais em Fortaleza

Em educação, Brasil investe menos de 1/3 da média da OCDE

A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

Acaba a farra ESG enquanto a crise climática se agrava

A esquerda e o jornalismo estão tontos e não entendem fenômenos como Pablo Marçal

Focus Poder inova no Brasil com formato ‘Smart Brevity’ de notícias ágeis e diretas

Indústria dos “cortes” em vídeo: Lucro fácil, desinformação e realidade eleitoral paralela

Fortaleza: Assim como Datafolha, pesquisa Ideia diz que quase nada mudou em um mês

MAIS LIDAS DO DIA

O frangão. Por Angela Barros Leal

Herdeiro não responde por multa decorrente de crime ambiental, decide STJ

X diz que vai nomear representante no País e cumpre ordem para barrar perfis

Paraná Pesquisas: Em SP, Nunes tem 26,8%, Boulos, 23,7%, e Marçal, 21%

Em Sobral, Oscar Rodrigues tem 49,8% e Izolda Cela 37,3%, diz Paraná Pesquisas

92 artesãos cearenses participam da Fenacce, maior feira de artesanato e cultura do Brasil

Transações via Pix crescem 61% no 1º semestre e chegam a 29 bilhões, mostra Febraban

Luizianne participa de ato em Fortaleza, mas não toca no nome de Evandro

Pablo Marçal. Foto: Divulgação/Redes Sociais

Sem citar nomes, Marçal diz que no debate estavam presentes 2 homens que são agressores