STF retoma debate sobre ampliação do foro privilegiado para crimes cometidos no cargo

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O fato: O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará nesta sexta-feira (20) o debate sobre a ampliação do alcance do foro privilegiado para casos de crimes cometidos no exercício do cargo e em razão dele, incluindo a possibilidade de manter o foro mesmo após a autoridade deixar suas funções.

Em abril, o STF já havia formado maioria a favor da manutenção do foro privilegiado mesmo após a saída do cargo. O ministro Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, destacou na ocasião que essa decisão não altera a restrição ao foro implementada pelo Supremo em 2018, na questão de ordem da Ação Penal 937. Naquele julgamento, o foro foi limitado a crimes cometidos durante o exercício do cargo e relacionados às funções desempenhadas.

Mudança de entendimento: O ministro Barroso explicou que o julgamento atual, na realidade, revisa o entendimento firmado em 1999 na questão de ordem do Inquérito 687, que previa o fim do foro privilegiado com a perda do cargo. Segundo Barroso, o objetivo é estabilizar a competência do STF para julgar crimes cometidos durante o exercício do cargo, mesmo que o mandato ou a função tenha sido encerrada.

Barroso argumentou que a mudança visa solucionar problemas de oscilações na competência para julgamento, o que tem gerado morosidade e disfuncionalidade no sistema de justiça criminal brasileiro. “Entendo adequado definir a estabilização do foro por prerrogativa de função, mesmo após a cessação das funções”, declarou o ministro.

Julgamento virtual: A discussão ocorre no plenário virtual do STF e será retomada às 11h desta sexta-feira. O julgamento havia sido suspenso em abril devido a um pedido de vista do ministro André Mendonça. Nesse formato, não há debate presencial entre os ministros, que apresentam seus votos de forma eletrônica.

O tema do foro privilegiado continua sendo motivo de controvérsia no Brasil, especialmente em relação à impunidade e à morosidade no julgamento de crimes envolvendo autoridades públicas.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Editorial Focus Poder: Equilíbrio no comando da CPI do Crime Organizado

Engenharia do negócio — os bastidores do mega distrito digital do Ceará

Conselho Nacional das ZPEs aprova cinco data centers de R$ 583 bilhões e consolida Ceará como Green Digital Hub do Atlântico Sul

Governador do Rio elogia “coragem e determinação” de Elmano após ação que matou sete faccionados em Canindé

No Focus Colloquium, a Política das conveniências: entre a força e o cálculo

Powershoring: o Nordeste no centro da nova revolução industrial

André Fernandes reafrima aval de Bolsonaro para aproximação com Ciro Gomes

Lula e Trump: O encontro que parecia impossível

Ciro volta ao PSDB; Tasso dá missão dupla e oposição mostra força e busca cola para justificar as diferenças

Ciro retorna ao ninho tucano: ao lado de Tasso, mas com o PSDB longe de ser o que já foi

TRF de Recife proíbe cobrança de “pedágio” na Vila de Jeri

Dois históricos antibolsonaristas, Ciro e Tasso juntos no PSDB para construir aliança com a direita

MAIS LIDAS DO DIA

No data was found