Cultura: O que pensam os candidatos que disputam Fortaleza?

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

O fato: À medida que a campanha se aproxima do seu desfecho, os candidatos intensificam a apresentação de suas propostas, focando em temas como segurança pública, taxa de lixo e saúde.

Nesse cenário, a área cultural, frequentemente relegada a segundo plano, acaba ofuscada não apenas por outras ideias do plano de governo, mas também por ataques e provocações. Diante disso, fica o questionamento: quais são as opiniões e declarações dos candidatos sobre o setor?

A seguir, apresentamos uma análise do Focus Poder sobre os planos relacionados ao tema. Tudo está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral. Confira abaixo

André Fernandes (PL): André Fernandes, candidato apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro, posiciona a cultura como um componente do eixo “Desenvolvimento Social”. Ou seja: a ideia é criar centros de lazer para incluírem, cada vez mais, os jovens da periferia. Além disso, para o deputado federal, a diversidade cultural e religiosa de Fortaleza, caso seja eleito, serão mais valorizadas. 

Capitão Wagner (UB): As propostas de Capitão Wagner, ex-apoiado do ex-presidente Bolsonaro, exploram a cultura em diferentes eixos de seu plano. No eixo “Proteção Social e Promoção Humana”, por exemplo, ele propõe a criação do programa “Formando Campeões”, utilizando a cultura como uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional. Já na aba de “Desenvolvimento Urbano, Econômico e Sustentável”, o candidato destaca a carência de centros culturais em Fortaleza, sugerindo a criação do projeto “Fortaleza dos 4 Cantos”. Segundo CW, a ideia é estabelecer polos comerciais e culturais em quatro regiões distintas da Capital.

Eduardo Girão (Novo): Eduardo Girão menciona a cultura em duas propostas: A primeira, intitulada “Menos impostos, menos multas e mais arte, cultura, esporte, mobilidade, além de dignidade e inclusão na sociedade”, sugere transformar espaços sob viadutos em locais culturais. Já a segunda proposta sugere que os equipamentos da Rede Cuca retomem seus projetos culturais, pensamento que inicialmente foi ofertado por CW.

Evandro Leitão (PT): Evandro Leitão propõe a implementação do Passe Livre Cultural, para o jovem fortalezense conseguir “turistar” gratuitamente nos finais de semana da Capital, e a ocupação cultural da Avenida Monsenhor Tabosa, ambiente que teria constantes atividades artísticas. 

José Sarto (PDT): O candidato à reeleição José Sarto ofertou, em seu plano, a criação de novos equipamentos. Adicionalmente, o documento propõe diversificar as atrações turísticas, promovendo a integração das políticas culturais com áreas estratégicas. Segundo o pedetista, isso garantirá uma economia mais criativa do setor. Acesso da população aos bens culturais e a priorização da conservação de história, memórias e patrimônio da Capital também são pontos destacados. 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fiel da balança, Cid se impõe, Camilo e Elmano cedem: Santana desiste da Assembleia

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

Rompimento de Cid em “pause” com o camilismo retomando negociações

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

Morre o médico cuja invenção simples e caseira salvou a vida de milhares de crianças no Ceará

Efeito pedagógico da disputa de Fortaleza: futebol e campanha política não se misturam

MAIS LIDAS DO DIA

Jaguar enfrenta críticas após reposicionamento de marca e lançamento de novo logotipo

Santander revisa para cima projeção do PIB do Brasil em 2025, impulsionado pela agropecuária

Ministro da Agricultura critica Carrefour por suspensão de carnes do Mercosul na França

Governo eleva bloqueio no Orçamento de 2024 para R$ 19,3 bilhões

Pesquisa revela intenções de compra dos brasileiros para a Black Friday

Estudantes com 650 pontos no Enem poderão receber bolsa para licenciatura com o programa “Pé-de-Meia”