Engajamento entre escolas e comunidades é destaque para reunião ministerial de Educação no G20, no Ceará

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

O fato: Visando ilustrar e compartilhar boas práticas de engajamento escola-comunidade, o Brasil trouxe representantes de cinco experiências bem sucedidas de diferentes partes do mundo, para serem compartilhadas durante o encontro ministerial de Educação do G20, que ocorre em Fortaleza, nesta semana.

Saiba mais: Entre as experiências, está a da escola sul-africana Toli Senior Secondary School. A instituição, representada pelo estudante Thando Ntintili e pela educadora Siphokazi Gumbushe, ao se unir com os moradores locais, conseguiram melhorar a qualidade da água de um rio contaminado por uso humano e animal. Para isso, construíram um filtro de água capaz de proporcionar acesso a água potável, melhorando a qualidade de vida de aproximadamente 500 pessoas e gerando comprometimentos entre as pessoas.

A escolha dos participantes considerou o engajamento das práticas apresentadas, a representatividade regional e a diversidade de cada projeto e das pessoas envolvidas, assegurando que as discussões no G20 reflitam ampla gama de experiências educacionais e inclusivas.

Intercâmbio: Os representantes também tiveram a oportunidade de visitar a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jaime Alencar de Oliveira, na terça-feira (29), como parte das atividades da “Semana Ceará: Centro Global da Educação”.O encontro promovido pelo Governo do Ceará em parceria com o Ministério da Educação permitiu um intercâmbio de boas práticas entre o estado e as cinco delegações.

Engajamento escola-comunidade: A proposta de engajamento escola-comunidade tem como base garantir que os familiares dos alunos, professores, profissionais que atuam nas escolas estejam articulados para garantir um ambiente seguro e de aprendizado. Sendo as principais características do método a promoção de parcerias colaborativas; envolvimento parental; manutenção de vínculos culturais; compartilhamento de recursos/instalações e promoção de políticas públicas intersetoriais. Já os desafios, estão relacionados às restrições de recursos; coordenação e comunicação e sensibilidade cultural.

G20 no Ceará: O G20 no Ceará iniciou nesta terça-feira (29) e segue até 2 de novembro. Durante o período o estado receberá, mais uma vez, reuniões técnicas e ministeriais do G20 (29 a 31 de outubro) e, em seguida, o Global Meeting Education (31 de outubro a 2 de novembro), evento promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

As duas ações têm o Governo do Estado do Ceará como parceiro na realização. As discussões do G20 terão como tema central a educação e serão organizadas pelo Ministério da Educação (MEC). O GT de Educação priorizou três temas: valorização dos professores, conteúdo digital e engajamento escola-comunidade.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fiel da balança, Cid se impõe, Camilo e Elmano cedem: Santana desiste da Assembleia

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

Rompimento de Cid em “pause” com o camilismo retomando negociações

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

Morre o médico cuja invenção simples e caseira salvou a vida de milhares de crianças no Ceará

Efeito pedagógico da disputa de Fortaleza: futebol e campanha política não se misturam

MAIS LIDAS DO DIA

Palavra por palavra. Por Angela Barros Leal

Academia confirma ‘Ainda Estou Aqui’ como elegível ao Oscar

Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”

Petrobras prevê investimento de US$ 111 bilhões entre 2025 e 2029

André Fernandes rejeita apoio ao PT na eleição para a CMFor: “Não é uma opção”

Até o final de ano, Centro de Fortaleza contará com 246 agentes para reforço na segurança

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

A construção da opinião pública; Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

Cesta básica: Fortaleza lidera alta no Nordeste em outubro