O fato: O Governo do Ceará inaugurou, nesta segunda-feira (4), o Complexo de Equipamentos e Laboratórios Multiusuários e Microscopia Avançada da Universidade Estadual do Ceará (Celmma/Uece).
O investimento no novo Centro de Excelência foi superior a R$ 25 milhões. A solenidade foi comandada pelo governador Elmano de Freitas, no bairro Itaperi, em Fortaleza. Ele esteve acompanhado pela secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; e o reitor da Uece, Hidelbrando Soares; entre outras autoridades.
Saiba mais: O Celmma abriga três equipamentos inéditos na América Latina: o Crossbeam 350, o Celldiscoverer e o Lightsheet. O maquinário, vindo diretamente da Alemanha, foi adquiridos por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
“Estamos hoje apresentando equipamentos muito importantes para o Ceará e para todo o Brasil. Tenho muito orgulho do corpo docente que temos nesta Universidade, graças à qualificação deles e delas é que podemos realizar este investimento. Temos neste Centro possibilidades muito grandes com diversas empresas e universidades para o ensino e a aprendizagem. Tenho absoluta convicção que é o conhecimento, adquirido também por Centros como este, que vai fazer a diferença para a nossa sociedade”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Entenda: O Celmma será bastante efetivo no desenvolvimento de soluções para o enfrentamento de diversas doenças, como as síndromes respiratórias, além de quadros crônicos e negligenciados. O Centro também contribuirá para o desenvolvimento de vacinas e testes de bioativos para novas terapias, com potencial para impactar diretamente a saúde pública e a biotecnologia no Brasil.
Sandra Monteiro, titular da Secitece, ressaltou o potencial de parcerias e compartilhamento de ensino entre alunos e instituições. “A proposta enquanto Centro é compartilhar excelência de pesquisa, mas também agregar ensino em conjunto com estudantes, instituições educativas, empresas. A Secitece fica muito feliz por esse investimento e eu gostaria de agradecer o Governo do Ceará por apostar na ciência e tecnologia”, pontuou.
Reitor da Uece, Hildebrando Soares ressaltou que o investimento realizado para a execução do Celmma é o maior já feito, de uma só vez, na Instituição. “É uma alegria estar aqui inaugurando o Celmma. É o maior investimento já feito de uma única vez na Uece. Isso tem muito a ver com o entendimento da importância da ciência na transformação da vida das pessoas. Esses equipamentos serão fundamentais para o ecossistema de pesquisa que temos no Ceará e no Brasil. Essa sinergia entre educação, saúde, outras áreas pode ser um motor de desenvolvimento de todo o estado”, comentou.