O fato: Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) que discordam da nota preliminar na avaliação de títulos, divulgada na última segunda-feira (4), têm até as 23h59 desta terça-feira (5) para recorrer. O recurso deve ser feito exclusivamente pela área do candidato, disponível no portal do certame. O acesso exige login com CPF e senha cadastrados no gov.br, portal único de serviços digitais do governo federal.
Procedimento: Para interpor o recurso, o candidato precisa acessar o menu “interposição de recursos” dentro da área do candidato. A prova de títulos, organizada pela Fundação Cesgranrio, tem peso de 0%, 5% ou 10% na nota final, de acordo com o quadro de percentuais descrito nos editais dos oito blocos temáticos do concurso. O valor máximo na avaliação de títulos é de 10 pontos, mesmo que a soma dos títulos apresentados ultrapasse essa pontuação.
Documentação obrigatória: A análise dos títulos exige que os candidatos apresentem o diploma ou declaração de escolaridade, que é um requisito obrigatório para a avaliação da experiência profissional. Os títulos válidos incluem diplomas de doutorado, mestrado e certificados de especialização em nível de pós-graduação. Já a experiência profissional é pontuada em 0,5 ponto por ano completo, desde que os períodos de trabalho não se sobreponham.
Classificação e critérios de desclassificação: A avaliação de títulos é uma etapa classificatória e, portanto, a ausência de títulos não elimina o candidato, que mantém a pontuação conquistada nas etapas anteriores. Quem não enviou a documentação até o prazo final de 11 de outubro recebeu nota zero nesta avaliação, mas segue na disputa com a nota obtida nas provas objetivas, discursiva ou de redação. No total, 45.082 candidatos estavam habilitados para enviar seus títulos, incluindo tanto os concorrentes de nível superior quanto os do bloco 8, de nível médio.
Resultados: A Cesgranrio divulgará o resultado dos pedidos de revisão das notas da prova de títulos no próximo dia 19 de novembro. O resultado final do concurso, coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), está previsto para o dia 21 de novembro. Chamado de “Enem dos Concursos”, o certame realizado em 18 de agosto mobilizou 970.037 candidatos, que disputam 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal, com provas aplicadas em 228 cidades do país.