Governo lança Ceará Criativo, Programa de Circulação e Difusão da Cultura e das Artes Cearenses

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

O fato: O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, realiza, nesta sexta-feira, 22, o lançamento do Ceará Criativo – Programa de Circulação e Difusão da Cultura e das Artes Cearenses.

O evento ocorrerá na Pinacoteca do Ceará, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), às 18 horas. A ação tem como objetivo fortalecer a economia criativa e projetar artistas e grupos locais para uma atuação no mercado nacional, incentivando a mobilidade e difusão internacional da cultura do Ceará.

O encontro pretende reunir diferentes representantes do ecossistema regional da Cultura com foco na difusão da arte produzida no estado. Na oportunidade, será feita uma explanação sobre a nova política cultural e as possibilidades de formatação de negócios e empreendedorismo no âmbito nacional e internacional. O coquetel de lançamento terá a apresentação do show “Canto da Jandaia – Um olhar sobre a música cearense”.

Fortalecendo a identidade cearense: “Com o Ceará Criativo, estamos preenchendo uma lacuna e ampliando os investimentos na cultura cearense, impulsionando a economia criativa e fortalecendo a identidade do nosso Estado. O lançamento dessa nova política marca um novo capítulo na história da Cultura do Ceará, oferecendo um mecanismo para conectar artistas, produtores e público. Essa nova plataforma acontece num momento importante de democratização da nossa cultura, estimulando as produções artísticas e promovendo a diversidade. O Ceará Criativo é a nossa vitrine para o mundo”, comentou a titular da Secult, Luisa Cela.

Plataforma gera articulações e novos negócios: Com uma metodologia dinâmica, focada em formação, circulação, comercialização e promoção dos produtos artísticos cearenses em âmbito nacional e internacional, o programa Ceará Criativo se organiza em três eixos: Plataforma de Formação, Plataforma de Negócios e Programa de Mobilidade Artística. As ações contemplam artistas de diferentes linguagens, como música, artes visuais, literatura, teatro, dança, circo e performance, visando alavancar a visibilidade das artes locais e valorizar o patrimônio cultural cearense.

Unindo música, literatura, artes visuais e artes cênicas, o Ceará Criativo irá contemplar artistas e grupos artísticos de linguagens diversas. O projeto se divide em três eixos: Plataforma de Formação, Plataforma de Negócios e Programa de Mobilidade Artística.

A plataforma de formação é destinada a ofertar capacitação e qualificação dos artistas por meio de consultorias e treinamentos especializados. Além disso, foca na promoção e visibilidade da cultura cearense em eventos de grande expressão, geração de emprego e renda no setor cultural e fortalecimento da identidade cultural no Ceará.

Ações formativas: As atividades de formação vão contemplar 1.440 artistas, oferecendo consultorias especializadas com profissionais de renome do mercado cultural. Serão contemplados ainda um número ilimitado de alunos em formações online voltadas à comunicação, logística e negociação.

A iniciativa vai beneficiar 60 artistas e grupos com participação em rodadas de negócios e promoverá a circulação de 30 projetos artísticos em eventos nacionais e internacionais, com a previsão de assinatura de 40 acordos diplomáticos com diferentes países.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

GM vai montar elétrico Spark no Ceará: importante fato novo industrial — e ativo político para Elmano

“Vamos pra cima”: Elmano endurece discurso em meio à onda de violência no Ceará

AtlasIntel: entre criminalidade e economia estagnada, Lula vê erosão no apoio e avanço de Tarcísio

Chiquinho Feitosa reúne Camilo, Evandro e Motta em articulação para 2026

A disputa no Ceará e os passageiros do carro dirigido por Ciro Gomes

Do cientista político Andrei Roman (AtlasIntel): Lula não é favorito em 2026 porque perdeu o ‘bônus Nordeste’

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

MAIS LIDAS DO DIA

TJCE é destaque nacional no STJ: sete enunciados cearenses são aprovados no 1º Congresso da Corte judiciária

Tiro mortal em Charlie Kirk, aliado de Trump, expõe os EUA em transe

Alece aprova doação de terreno para hospital universitário da UFCA no Cariri

Sociedade do Cuidado: o peso invisível das mulheres em pleno Setembro Amarelo; Por Érica Martins

Turismo internacional no Ceará cresce 29,6% e atrai quase 70 mil visitantes em 2025

Produção agrícola do Brasil recua 3,9% em 2024 e soma R$ 783,2 bilhões, aponta IBGE

Pequenos negócios contribuem para a geração de emprego e renda

Do Axios: O assassinato de Charlie Kirk aprofunda a espiral violenta dos EUA

Entregador de delivery. Foto: Divulgação/Abrasel

Câmara aprova urgência de projeto que garante vale-refeição a entregadores de aplicativo