
O fato: O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quarta-feira (26), que o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (MDIC), publicou a certidão que assegura incentivos fiscais para o Polo Automotivo do Ceará. O documento foi divulgado no Diário Oficial da União e garante a viabilidade do projeto.
Incentivo à produção: Com a medida, a empresa responsável pela proposta terá acesso aos benefícios fiscais necessários para a instalação da fábrica e o início da produção de veículos no estado. “Serão carros modernos, elétricos e híbridos fabricados no Ceará. Obrigado ao presidente Lula e ao vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin. É mais desenvolvimento e empregos para nossa população”, declarou Elmano, que cumpre agenda em Brasília.
Instalação e investimentos: O Polo Automotivo do Ceará será instalado no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, e funcionará como uma planta industrial multimarcas inédita no Brasil. O modelo prevê a fabricação de veículos eletrificados e híbridos sob demanda de terceiros.
O investimento inicial é de R$ 400 milhões, com previsão de geração de até 9 mil empregos diretos e indiretos nos próximos anos. A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) será responsável pela gestão operacional do projeto.
Parcerias e mercado: A Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil, será a principal parceira do complexo industrial. A companhia já atua no Brasil representando marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche.