Mutirão oferece mais de 3 mil vagas de emprego em Fortaleza com atendimento até esta terça-feira (6)

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Reprodução/Governo do Ceará

O fato: A Praça José de Alencar, no Centro de Fortaleza, é palco de um grande mutirão de serviços promovido pelo Governo do Ceará em parceria com a Prefeitura da capital. O destaque da ação, que segue até esta terça-feira (6), é a oferta de mais de 3 mil vagas de emprego em todo o estado, com cadastro e encaminhamento realizados diretamente no local pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

Detalhes: A ação integra as atividades do Mês do Trabalhador e conta com uma estrutura voltada especialmente para facilitar o acesso da população ao mercado de trabalho. Os interessados podem se cadastrar para vagas formais e autônomas, elaborar currículos, participar de oficinas de orientação profissional e realizar o pré-cadastro em programas de qualificação como o Primeiro Passo.

“Estamos aqui com muita alegria para oferecer serviços à população de Fortaleza e da Região Metropolitana. O cidadão poderá conferir as vagas de emprego disponíveis neste momento, tanto na capital quanto no interior”, destacou o governador Elmano de Freitas, que visitou o evento nesta manhã.

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, também acompanhou a ação e ressaltou a importância de integrar políticas públicas para garantir emprego, especialmente à população em situação de vulnerabilidade. “Temos trabalhado fortemente para realizar a busca ativa, tirar essas pessoas das ruas e oferecer oportunidades para que possam ser inseridas no mercado de trabalho”, disse.

Entre os atendimentos de destaque está o programa VaiVem, que garante o transporte gratuito entre municípios da Região Metropolitana para trabalhadores desempregados em busca de recolocação. O morador de Caucaia, Edilberto de Oliveira, foi um dos beneficiados. Ele recebeu carta de encaminhamento para uma vaga de fiscal de loja e saiu do evento com o cartão do programa. “Vai facilitar a locomoção. É um ponto muito positivo”, afirmou.

Expectativas: A expectativa da Secretaria do Trabalho (SET) é superar os 800 atendimentos realizados na edição anterior. Para o jovem Francisco Licoly, de 18 anos, a iniciativa representa uma porta de entrada para o mercado. “Vim em busca dessa oportunidade. É uma ótima chance para quem ainda está fora do mercado”, disse, ao retirar sua carta de encaminhamento para uma vaga de empacotador.

O mutirão segue até esta terça-feira (6), das 8h às 16h, com dezenas de serviços gratuitos, mas as vagas de emprego permanecem como principal atrativo para quem busca uma nova chance no mercado formal.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

Paul Krugman: Delírios de grandeza (de Trump) vão por água abaixo

Pesquisa AtlasIntel: Crise com Trump impulsiona Lula e desidrata Bolsonaro

Torcida brasileira pode ficar fora da Copa de 2026 nos EUA

Exclusivo: placas de aço produzidas no Pecém fora da lista de exceções de Trump

Reagan vs. Trump: Quando a direita acreditava no mercado, não na ameaça

Levitsky: Trump usa tarifas como arma pessoal e ameaça global à democracia

GLP-1 no Brasil: promessa de milagre, preço de privilégio

O Pix da histeria à omissão: por que a direita gritou contra o governo e calou diante dos EUA

Ciro Gomes caminha para filiação ao PSDB após almoço com cúpula tucana, em Brasília

AtlasIntel: 62% dizem que tarifa de Trump contra o Brasil é injustificada; 41% veem punição por Brics

MAIS LIDAS DO DIA

Juiz pode acessar redes sociais de acusado para fundamentar prisão, decide STJ