Maioria dos brasileiros quer fim da reeleição para o Executivo, mostra Quaest

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O fato; A maior parte dos brasileiros é favorável ao fim da reeleição para cargos do Executivo, segundo levantamento Genial/Quaest divulgado nesta terça-feira (10). O apoio à medida alcança 56% dos entrevistados e reforça o avanço da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2022, já aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. A proposta prevê o fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos.

O resultado revela uma adesão ampla à mudança, independentemente da polarização política. A medida é aprovada por 56% dos eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e por 59% dos que votaram em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno de 2022 — diferença de apenas três pontos percentuais entre os dois grupos. Trata-se de uma convergência rara em um país profundamente dividido.

A rejeição à proposta é de 37%, enquanto 7% não souberam ou não quiseram opinar.

Mandato de cinco anos enfrenta resistência:

Apesar do apoio ao fim da reeleição, outras mudanças propostas na PEC enfrentam resistência do eleitorado. A principal delas é o aumento do mandato de 4 para 5 anos, medida rejeitada por 64% dos entrevistados. Apenas 31% se dizem favoráveis à mudança, e 5% não opinaram.

O dado representa um entrave para a tramitação da PEC no Congresso, já que o texto atual propõe a extinção da reeleição em troca de um mandato único de cinco anos.

Unificação das eleições divide opinião: Outro ponto sensível é a unificação das eleições municipais e gerais a partir de 2034. A ideia é realizar um único pleito a cada cinco anos, com a escolha simultânea de todos os cargos eletivos. Neste caso, a população está dividida: 51% apoiam a unificação, enquanto 45% preferem manter o calendário atual, com eleições a cada dois anos. Outros 4% não souberam responder.

A diferença apertada indica falta de consenso e pode dificultar a aprovação integral da reforma política em curso.

Eleitores também defendem fim da reeleição para o Legislativo: Embora o texto da PEC 12/2022 não trate do Congresso Nacional, a Quaest também investigou a opinião da população sobre a possibilidade de acabar com a reeleição para deputados federais e estaduais. O resultado aponta que 57% dos entrevistados apoiam a proposta, contra 36% que são contrários. Novamente, 7% não souberam opinar.

O dado mostra que o sentimento antiprivilégio se estende a outros poderes e pode alimentar futuras discussões sobre o funcionamento do Legislativo.

Tramitação avança no Senado: A PEC do fim da reeleição foi aprovada pela CCJ em 21 de maio. O relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), argumentou que a regra atual — instituída em 1997, no governo Fernando Henrique Cardoso — estimula condutas imediatistas dos chefes do Executivo em busca de um segundo mandato.

Para ser aprovada, a PEC ainda precisa passar por votação no plenário do Senado e depois seguir para a Câmara dos Deputados. O texto também propõe mudanças no Senado Federal, com mandatos de cinco anos a partir de 2034, a serem disputados por todos os 81 senadores de uma só vez.

Sobre a pesquisa: A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 29 de maio e 1º de junho de 2025, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

GM vai montar elétrico Spark no Ceará: importante fato novo industrial — e ativo político para Elmano

“Vamos pra cima”: Elmano endurece discurso em meio à onda de violência no Ceará

AtlasIntel: entre criminalidade e economia estagnada, Lula vê erosão no apoio e avanço de Tarcísio

Chiquinho Feitosa reúne Camilo, Evandro e Motta em articulação para 2026

A disputa no Ceará e os passageiros do carro dirigido por Ciro Gomes

Do cientista político Andrei Roman (AtlasIntel): Lula não é favorito em 2026 porque perdeu o ‘bônus Nordeste’

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

MAIS LIDAS DO DIA

MP Eleitoral não acata pedido de prisão de Ciro, mas pede restrições cautelares

PDT fluminense sonha com Ciro para disputar Governo do Rio de Janeiro

Turismo brasileiro registra maior faturamento da série histórica e soma R$ 108 bilhões no semestre

Fux diverge de Moraes e Dino e vota por anular processo da trama golpista no STF

A última jogada do STF no tabuleiro do Golpe de 8 de janeiro – Moraes (rainha) já apontou o ex-rei (Bolsonaro) como chefe do golpe; Fux (bispo) tenta anular tudo

Fortaleza registra deflação de 0,07% em agosto com queda de energia e alimentos

Ceará inaugura terminal multimodal de cargas frias no Pecém com investimento de R$ 105 milhões

Quando o sentido chega depois; Por Gera Teixeira

E agora, Padre Melchior? Por Paulo Elpídio de Menezes Neto