
O fato: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na manhã desta sexta-feira (18) no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, a cerca de 530 km de Fortaleza. A visita ao Cariri marca mais um gesto de atenção do Governo Federal ao Nordeste e tem como ponto central o anúncio da liberação de R$ 1,4 bilhão para a continuidade das obras da Ferrovia Transnordestina.
Após chegar ao aeroporto, Lula seguiu por via terrestre até embarcar em um trem com destino ao Marco Zero da Transnordestina, entre os municípios de Salgueiro (PE) e Missão Velha (CE). No local, oficializou a injeção de recursos que permitirá a instalação dos dois últimos lotes do trecho que ligará Itapiúna ao Porto do Pecém, consolidando o Ceará como ponto estratégico de escoamento de cargas no Nordeste.
Impacto direto na economia cearense: O anúncio foi antecipado pelo deputado federal José Guimarães (PT), líder do governo na Câmara, que destacou o vínculo histórico de Lula com a região. “Além do carinho que ele tem pelo Cariri, essa visita representa a liberação de mais R$ 1,4 bilhão para a continuidade da Transnordestina. Com isso, vamos instalar os dois últimos lotes até o Pecém e acelerar a obra”, afirmou.
Segundo o parlamentar, a ferrovia já gera cerca de 4 mil empregos diretos e, com os novos lotes, esse número deve crescer em mais mil vagas, impactando diretamente cidades ao longo do traçado. “Toda a economia por onde a ferrovia passa cresce: turismo, rede hoteleira, serviços, aluguel. No meu Quixeramobim, por exemplo, já é visível o impacto”, pontuou Guimarães.
Obra estratégica e histórica: Iniciada em 2006, a Transnordestina atravessou três governos federais e enfrentou entraves técnicos e jurídicos, incluindo duas intervenções do Tribunal de Contas da União (TCU). Agora, com as obras em fase avançada, o Governo Federal trabalha para entregar parte do projeto ainda em 2026, com conclusão total prevista para 2027, segundo projeção do Ministério dos Transportes.
A Transnordestina é considerada uma das obras de infraestrutura mais importantes da região, com potencial de transformar a logística de escoamento da produção agrícola e mineral do interior do Nordeste até o litoral. No Ceará, o ramal principal ligará o sertão diretamente ao Porto do Pecém, consolidando o estado como um polo logístico nacional.