Guerra na direita: Priscila se declara candidata da “família Bolsonaro”

COMPARTILHE A NOTÍCIA

A disputa pela indicação dos nomes que concorrerão ao Senado Federal em 2026 tem esquentado bastidores do governo e da oposição. Nesta, sem dúvida alguma, a disputa antecipada é pela indicação do nome a ser ungido pelo sobrenome “Bolsonaro”.

Na tarde desta terça, mais um ingrediente: nas redes sociais de Priscila Costa (PL), com direito à marcação das redes de Jair e Michelle Bolsonaro e de Valdemar da Costa Neto, um vídeo curto, mas com grande potencial, foi publicado com o seguinte título e formatação: “OBRIGADO PELO APOIO, FAMÍLIA BOLSONARO”.

Qual a razão do agradecimento?

O “apoio e confiança na minha pré-candidatura ao Senado pelo Ceará”, seguido de uma interpelação a possíveis adversários (sobretudo, por óbvio, os internos): “Seguimos, firmes, com coragem“.

O vídeo, com dois quadros, exibe a vereadora de Fortaleza num misto de certeza e felicidade ao lado da ex-primeira-dama e grande estrela do PL Mulher, Michelle; no quadro de baixo, uma sequência de imagens de Priscila, com Bolsonaro, nas ruas, no Congresso Nacional, gestante, produzindo a visão de suas várias atuações na agenda da direita, nos últimos anos.

No vídeo, a “cearense” de “sangue nordestino” (seu pai é de Crateús) Michelle reafirma “o compromisso” – dela, de Valdemar e de Jair Bolsonaro – com a “pré-candidatura de nossa querida vereadora Priscila Costa“, que “é pró-vida e que vai defender nosso valores princípios” no Senado.

Seria um vídeo como qualquer outro, em que uma liderança política declara apoio a outra, não fossem as declarações do deputado estadual André Fernandes, que preside o PL no Ceará, no final da semana passada, noticiadas largamente na imprensa cearense.

Lembremos:

Foi a escolha de Jair Bolsonaro. Que fique registrado. As únicas vezes que Jair Bolsonaro falou sobre candidatura ao Senado no Ceará foi quando ele citou o ‘pai do André’ e outra vez quando ele disse ‘meu senador’ publicamente“.

Tudo isso foi por nós antecipado, no último dia 25/09, como se pode ver aqui: https://focuspoder.com.br/priscila-alcides-e-a-disputa-interna-pelo-senado/.

Até ser escolhida, se de fato vir a ser, como candidata ao Senado, Priscila Costa terá de enfrentar a oposição do nome de Alcides, pai de André, dentro do campo conservador-bolsonarista no Ceará. Além do laço familiar e político com o deputado federal, outros nomes de peso, que apontei no referido texto, estão em marcha pelo nome de Alcides.

Priscila, contudo, tem, além do capital político de Michelle, com a estrutura do PL Mulher, e do poder decisório de Valdemar, que traz consigo um poderoso fundo partidário e, de quebra, eleitoral, Priscila tem sua própria trajetória política de crescente capital eleitoral e a máquina de votos de igrejas evangélicas que dão mostras de sua força.

A disputa, interna, está apenas nos emocionantes lances iniciais.

Para pôr fogo no jogo, desta vez, Jair Bolsonaro foi interpelado nas falas de Michelle e de Priscila. Aguardemos a reação dos Fernandes e de seus apoiadores nesta empreitada.

Emanuel Freitas da Silva é articulista do Focus Poder, professor adjunto de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Sombra ou fantasma: o que Cid Gomes realmente diz sobre Camilo deixar o MEC

Pesquisa Atlas: Lula não dispara, mas governa o tabuleiro; Veja os números

Como antecipado no Focus, Camilo sinaliza saída do MEC para liderar campanha contra Ciro; O que isso importa?

Deu no New York Times: A blindagem silenciosa das vacinas na velhice

Ibovespa rompe 166 mil e mercado compra a tese de virada política no Brasil

Ao lado de deputados evangélicos, Ciro assume candidatura ao Governo: “Vou cumprir minha obrigação”

Em dez pontos, Guimarães expõe o mapa de riscos do lulismo em ano pré-eleitoral

Brasília e Ceará entram em ebulição com articulação para Camilo na Justiça; Saiba causas e efeitos

Compromisso zero: a fala de Ivo que tensiona a base de Elmano

Governo puxa de volta 30% do Banco do Nordeste: ajuste técnico ou sinal de mudança maior?

Camilo fora do MEC muda o jogo no Ceará e trava, antes da largada, a estratégia de Ciro para 2026

Ari Neto representa o Brasil no EY World Entrepreneur of the Year™️

MAIS LIDAS DO DIA

STJ mantém prisão de líder de golpes digitais contra idosos

Ceará: quase 800 empresas foram autuadas por violar direitos do consumidor em 2025

TST valida descanso de 180 dias para trabalhadores marítimos

Enel. Foto: Reprodução Enel

Enel é inscrita na dívida ativa de Juazeiro do Norte por multas que somam mais de R$ 3,2 milhões

Brasil lidera crescimento do turismo internacional em 2025, aponta relatório da ONU

Brasil vai isentar vistos para chineses em medida de reciprocidade com a China

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

Enfim, Lula se posiciona sobre escândalo blionário do Banco Master: “Falta de vergonha na cara”

Isenção de visto: Brasil e China selam reciprocidade e facilitam entradas e saídas mútuas