
O fato: o setor de alimentação fora do lar no Ceará vive um momento de expectativa positiva para o encerramento de 2025. Segundo pesquisa realizada pela Abrasel entre os dias 13 e 21 de outubro, 75% das empresas esperam aumento nas vendas no fim do ano em comparação com o mesmo período de 2024.
Dados: o levantamento revela que 12% dos empresários projetam alta de até 5%, enquanto 9% acreditam em crescimento superior a 30%. Outros 11% esperam estabilidade e 11% preveem queda no faturamento. Mesmo assim, a tendência é de um cenário favorável, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano, o turismo e o pagamento do 13º salário, fatores que tradicionalmente movimentam o consumo.
Cenário: o otimismo se reflete também nas contratações. 37% dos empreendedores afirmam que devem reforçar suas equipes temporariamente, enquanto 61% vão manter o quadro atual e apenas 2% planejam reduzir o número de funcionários.
O alerta: o mês de setembro mostrou fragilidade no setor. A pesquisa aponta que 26% das empresas tiveram prejuízo, 42% ficaram em equilíbrio e apenas 32% registraram lucro. Além disso, 38% não reajustaram preços nos últimos 12 meses e 49% possuem pagamentos em atraso, sinalizando que o endividamento ainda é um desafio.
Declaração: “O mês de setembro foi muito difícil para o setor. No mês anterior, 48% das empresas haviam registrado prejuízo ou estabilidade, agora esse número saltou para 68%, um aumento expressivo de negócios sem lucro. O endividamento do setor, ainda decorrente da pandemia, segue preocupante. A esperança se debruça no fim de ano, onde mais de 70% dos empresários esperam aumentar as vendas e parte deles já se prepara para contratar novas pessoas para a equipe. O nosso setor sempre acredita, trabalha e aposta na recuperação”, afirma Taiene Righetto, presidente da Abrasel Ceará.







