A Pinacoteca do Ceará realiza, nos dias 29 e 30 de abril, a oficina “Conservação preventiva em exposições”, com o conservador Erick Santos. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, realiza a atividade no laboratório de restauro, das 14h às 17h, com 15 vagas ofertadas.
A oficina é voltada para conservadores-restauradores, profissionais de museus, estudantes e artistas a partir de 18 anos. Para participar, é preciso realizar inscrição prévia entre os dias 22 e 25 de abril por meio do link disponível aqui. Os inscritos receberão um e-mail de confirmação no dia 26 de abril.
Conduzida pelo coordenador do Núcleo de Conservação e Restauro da Pinacoteca do Ceará, Erick Santos, a formação vai introduzir o tema da conservação preventiva em exposições, que tem como objetivo principal possibilitar a exposição desses objetos, preservando sua integridade física para o futuro.
O foco é em ações de prevenção e gestão de riscos, em montagens e desmontagens de exposições temporárias. Serão apresentadas práticas como produção e conferência de laudo de estado de conservação, tipos de embalagem para transporte de obras, controle de temperatura e umidade, mobiliário expográfico, iluminação, entre outros.
A oficina integra as atividades do Núcleo de Conservação e Restauro da Gerência de Acervo da Pinacoteca do Ceará. Além da documentação e das ações de preservação das obras do museu, o núcleo tem como missão a realização de formações técnicas para o público especializado ou interessado nos temas.
Sobre o Professor
Erick Santos é mestre em Conservação e restauro de arte pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha. Profissional com atuação em diferentes áreas da Museologia, como conservação e restauro, catalogação, produção de exposição e planejamento de museus. Atua na área desde 2004, primeiro como colaborador no núcleo de acervo no projeto de catalogação de obras do MASP, depois como conservador no núcleo de conservação e restauro do MASP, até 2022. Trabalhou em projetos de conservação no Teatro Municipal de São Paulo, no Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi e foi estagiário durante as práticas no Museo Nacional Reina Sofía. Atualmente é coordenador do núcleo de conservação e restauro da Pinacoteca do Ceará.
Sobre a Pinacoteca
Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.
Serviço:
Oficina: Conservação preventiva em exposições com Erick Santos
Data: 29 e 30 de abril (segunda-feira e terça-feira)
Horário: 14h às 17h
Local: Laboratório de Restauro da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, S/N, Centro – Fortaleza – CE)
Inscrições: 22 a 25 de abril
15 vagas | Link para inscrição: https://forms.gle/Yi5VAYMB8sAqxjug9