Ambev registra lucro de R$ 5 bilhões no 4º trimestre de 2024, alta de 11%

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Fábrica da Ambev, em Aquiraz. Foto: Divulgação

O fato: A Ambev (ABEV3) divulgou um lucro líquido de R$ 5,024 bilhões no quarto trimestre de 2024, um crescimento de 11% em relação ao mesmo período de 2023. No acumulado do ano, o lucro totalizou R$ 14,8 bilhões, uma leve queda de 0,8% na comparação anual.

Desempenho financeiro: O lucro ajustado da companhia cresceu 7,5% no trimestre, alcançando R$ 5,018 bilhões, impulsionado pelo aumento do Ebitda ajustado e por um melhor resultado financeiro líquido. O Ebitda ajustado da Ambev subiu 34,5% no trimestre, atingindo R$ 9,619 bilhões, e encerrou 2024 com um total de R$ 29 bilhões, alta de 14%.

A margem bruta da empresa expandiu 170 pontos-base, para 53,7%, enquanto a margem Ebitda ajustado subiu 180 pontos-base, para 35,6%.

A receita líquida da companhia foi de R$ 27 bilhões no quarto trimestre, um avanço de 35,2% em relação ao mesmo período de 2023. No acumulado do ano, a receita chegou a R$ 89,4 bilhões, crescimento de 12,2%.

Desempenho por região

A receita líquida cresceu na maioria das unidades de negócio:

•NAB Brasil: +13,7%

•América Central e Caribe (CAC): +7,0%

•América Latina Sul (LAS2): +6,0%

•Cerveja Brasil: +3,2%

No Canadá, houve queda de 1,2%, impactada pelo desempenho dos volumes.

Volumes totais: Os volumes totais da Ambev registraram queda de 3,2% no quarto trimestre, refletindo desafios na indústria argentina e o clima adverso no Brasil. Excluindo a Argentina, os volumes cresceram 1,4%.

No recorte regional, os volumes apresentaram a seguinte variação:

•América Latina Sul: -6,8%

•Brasil: -2,8%

•América Central e Caribe: -0,1%

•Canadá: +4,0%

No acumulado do ano, os volumes totais da Ambev caíram 0,9%. Enquanto Brasil (+1,5%) e América Central e Caribe (+1,9%) registraram crescimento, a América Latina Sul (-10,0%) e o Canadá (-3,1%) puxaram o desempenho para baixo.

Apesar da retração de mais de 20% no volume da indústria cervejeira na Argentina, a Ambev manteve sua participação de mercado estável no país, segundo estimativas da empresa.

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