No mês em que se celebra a Cultura Popular, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) inaugura a Cordelteca Arievaldo Viana, um espaço dedicado ao cordel cearense. A inauguração será marcada por uma programação especial no dia 28 de agosto, a partir das 15h.
O espaço cultural da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), promoverá uma feira de cordéis, uma roda de conversa em homenagem a Gilmar de Carvalho e um show de viola, cordel e repente com o músico Guilherme Nobre.
Com mais de 1600 exemplares, sendo 1192 títulos, a Cordelteca Arievaldo Viana fica localizada no setor Coleção Ceará. A solenidade de inauguração acontecerá às 16h.
O espaço dedicado ao cordel celebra a vida e obra do cordelista cearense Arievaldo Viana (1967-2020), autor de cerca de 30 livros e mais de 150 folhetos de cordel e idealizador do projeto “Acorda Cordel na Sala de Aula”, que tinha como objetivo levar o cordel para as escolas por meio de palestras e kits educativos. Arievaldo desempenhou um papel fundamental na revitalização desse gênero literário.
Como parte da programação da inauguração da Cordelteca, a Bece realizará das 15h às 20h, no espaço multiuso, uma feira de venda de cordéis, xilogravuras e livros relacionados à temática da cultura popular.
Também será realizada o encerramento e entrega de certificados aos participantes do curso “Xilogravura em Ecobags: Arte e Sustentabilidade”, realizado em parceria com a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) e o Kuya – Centro de Design do Ceará. Na formação, os participantes tiveram a oportunidade de aplicar a técnica da xilogravura em ecobags, que serão expostas.