
O fato: O ex-presidente Jair Bolsonaro compareceu nesta terça-feira (25) ao julgamento na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que analisa a denúncia contra ele por tentativa de golpe de Estado. Durante a sessão, Bolsonaro alternou momentos de atenção ao que diziam os ministros com conversas ao pé do ouvido com seus advogados, segundo informações do O Globo. Ele também usou as redes sociais para criticar o julgamento, comparando-o a um jogo de futebol no qual “o juiz apita contra antes mesmo do jogo começar”.
Postura no plenário: Bolsonaro sentou-se na primeira fileira da sala, de frente para o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e para o ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma. No momento em que o relator do caso, Alexandre de Moraes, detalhava as acusações, o ex-presidente manteve o olhar fixo no magistrado e fez breves comentários com seus advogados, Celso Vilardi e Paulo Cunha Bueno.
Em um dos momentos da sessão, quando Vilardi levantou uma questão de ordem para que a defesa de Mauro Cid fosse ouvida antes das demais, Bolsonaro ajudou o advogado a vestir a toga. Já durante a fala do ministro Flávio Dino, o ex-presidente bocejou, mas não reagiu à negativa dos ministros ao pedido de sua defesa.
Julgamento em andamento: O julgamento determinará se a denúncia da Procuradoria-Geral da República será aceita, tornando Bolsonaro e outros sete acusados réus por crimes como organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Caso a denúncia seja recebida, o processo seguirá para a fase de instrução, com coleta de provas e depoimentos antes do julgamento final.