Ceará avança no Ideb: 145 municípios superam nota 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Reprodução/Governo do Ceará

O fato: Em 2023, 78,8% dos municípios cearenses atingiram ou superaram a nota 6,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental. Dos 184 municípios, 145 atingiram a meta, inicialmente prevista para 2021, mas adiada para 2023 devido à pandemia de Covid-19. No entanto, 40 municípios (21,2%) não cumpriram a meta estipulada.

Destaques positivos: Pires Ferreira se destacou ao alcançar a nota máxima (10) no Ideb, sendo o único município cearense a atingir esse feito. Outros municípios com desempenho notável, com notas superiores a 9,0, incluem Coreaú, Jijoca de Jericoacoara, Independência, Pedra Branca, Novo Oriente, Ararendá, Deputado Irapuan Pinheiro, Tamboril e Sobral.

Esses municípios apresentaram crescimento expressivo no Ideb, com variação entre 95,9% e 170,3% no período de 2007 a 2023. Segundo o estudo, o avanço de Pires Ferreira equivale a 14 anos de progresso educacional em relação à meta inicial do Ministério da Educação (MEC).

Desafios: Por outro lado, municípios como Caucaia, Barbalha, Juazeiro do Norte, Iracema, Quixelô, Catarina, São Gonçalo do Amarante, Boa Viagem, Arneiroz e Iguatu apresentaram os menores índices de esforço no cumprimento das metas do Ideb.

Fatores de sucesso no Ceará: De acordo com Victor Hugo de Oliveira Silva, analista do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e autor do estudo, o avanço na qualidade da educação básica cearense se deve a duas políticas públicas lançadas em 2007:

Cota-Parte do ICMS: incentiva financeiramente os municípios que melhoram os índices de aprendizagem escolar, saúde e meio ambiente.

•Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC): oferece suporte às gestões municipais com metodologias pedagógicas padronizadas e gestão escolar focada em resultados.

Essas iniciativas complementares impulsionaram a qualidade da educação no Ceará, consolidando o estado como referência nacional no ensino fundamental.

Sobre o estudo: Os dados foram divulgados pelo boletim do Ipece (Nº 258/outubro/2024), que analisou os esforços dos municípios no cumprimento das metas do Ideb entre 2001 e 2023. O estudo evidencia o impacto positivo de políticas educacionais consistentes e adaptadas às realidades locais.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Bolsonaro cogita pedido de asilo; Saiba quais embaixadas poderiam receber o ex-presidente

Turismo do Ceará cresce quase 7% e supera Brasil, Bahia e Pernambuco no 3º semestre

Exclusivo: Elmano aponta Romeu Aldigueri para presidir a Assembleia

Fiel da balança, Cid se impõe, Camilo e Elmano cedem: Santana desiste da Assembleia

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

Rompimento de Cid em “pause” com o camilismo retomando negociações

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

MAIS LIDAS DO DIA

A fútia do padre e a artimanha do sacristão. Por F J Caminha

Especial: Feliz 2025 com a chegada de vacinas contra câncer

NYT descobre que o Brasil é feito de Silvas, sobrenome que supera a população de diversos países