Ceará debate políticas do setor audiovisual para os próximos 10 anos em evento do MinC

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

O fato: A Secretaria da Cultura do Ceará recebeu um dos encontros da caravana Circula MinC – Audiovisual, que tem como objetivo a construção colaborativa do Plano de Diretrizes e Metas do Audiovisual Brasileiro (PDM) para o período de 2025-2034.

Entenda: O evento, organizado pelo Ministério da Cultura, integra a agenda de encontros regionais com foco na escuta qualificada da sociedade civil e dos profissionais do setor sobre as demandas locais. A ideia é mapear as necessidades de cada região e como o plano pode atender essas especificidades com soluções estratégicas.

Em Fortaleza, o Circula MinC aconteceu no auditório da Escola Porto Iracema das Artes, espaço da Secretaria da Cultura, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), e contou com a participação de importantes representantes do setor cultural. A reunião ocorreu em formato híbrido, com transmissão ao vivo e interação tanto presencial quanto online, garantindo ampla participação.

Entre outros representantes de instituições que também participaram do encontro estão a diretora de Formação do IDM e da Escola Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe; a representante do Escritório Estadual do MinC no Ceará, Andrea Vasconcelos; a conselheira de Audiovisual no Conselho Estadual de Políticas Culturais, Marilena Lima; além de técnicos da Secult, do Minc e da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Com discussões produtivas e contribuições valiosas, durante três dias foram formados grupos de trabalho para debater temas centrais em eixos temáticos como o desenvolvimento regional, pactos federativos no audiovisual e o fortalecimento da estrutura institucional do setor no Brasil. financiamento do audiovisual, gestão pública, formação técnica e a coexistência de telas.

A reunião: O encontro reuniu diversas lideranças culturais cearenses, representantes de instituições públicas e privadas, e especialistas do setor audiovisual que, na oportunidade, contribuíram com suas perspectivas e experiências para a construção do novo Plano de Diretrizes e Metas (PDM) do Audiovisual Brasileiro.

O PDM Audiovisual é um plano de dez anos que tem como objetivo traçar estratégias e metas para o setor audiovisual no Brasil, em consonância com outras políticas culturais em andamento. Esse formato participativo promove o fortalecimento do diálogo entre o governo e a sociedade, assegurando que o plano atue como um guia para as estratégias táticas, operacionais e políticas que serão desenvolvidas a longo prazo.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Engenharia do negócio — os bastidores do mega distrito digital do Ceará

Conselho Nacional das ZPEs aprova cinco data centers de R$ 583 bilhões e consolida Ceará como Green Digital Hub do Atlântico Sul

Governador do Rio elogia “coragem e determinação” de Elmano após ação que matou sete faccionados em Canindé

No Focus Colloquium, a Política das conveniências: entre a força e o cálculo

Powershoring: o Nordeste no centro da nova revolução industrial

André Fernandes reafrima aval de Bolsonaro para aproximação com Ciro Gomes

Lula e Trump: O encontro que parecia impossível

Ciro volta ao PSDB; Tasso dá missão dupla e oposição mostra força e busca cola para justificar as diferenças

Ciro retorna ao ninho tucano: ao lado de Tasso, mas com o PSDB longe de ser o que já foi

TRF de Recife proíbe cobrança de “pedágio” na Vila de Jeri

Dois históricos antibolsonaristas, Ciro e Tasso juntos no PSDB para construir aliança com a direita

Série Protagonistas: Chagas Vieira, o interprete das ruas

MAIS LIDAS DO DIA

Pesquisa mostra saudades da CLT: o falso glamour do “empreender”

CNJ padroniza decisões judiciais sobre medicamentos no SUS

Exportações brasileiras crescem 9,1% apesar do tarifaço dos EUA

Implantação do ITA no Ceará deve atrair grandes empresas e fortalecer setor tecnológico, afirma Inácio Arruda

Ceará amplia em 71% o número de agroindústrias habilitadas a vender em todo o Brasil

Carta psicografada não é prova válida em processo judicial, decide STJ

Morre Oswaldo Euclides de Araújo (1955–2025)

“Ei, esquerdistas! Trump roubou o seu jogo”, aponta artigo do The Times

Morre o empresário Roberto Proença de Macêdo (1944 – 2025)