Ceará lança edital com 1.800 vagas para qualificação técnica em energias renováveis e hidrogênio verde

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Assinatura para criação das 1.800 destinadas à qualificação técnica em energias renováveis e hidrogênio verde
Assinatura para criação das 1.800 destinadas à qualificação técnica em energias renováveis e hidrogênio verde. Foto: Divulgação

O Governo do Ceará lançou, nesta quinta-feira, 8, edital com 1.800 vagas para qualificação técnica em energias renováveis e hidrogênio verde. A ação acontece por meio do Projeto H-Tec, iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). O anúncio foi realizado pelo governador Elmano de Freitas, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Interessados poderão se inscrever no site do Centro de Ensino Tecnológico (Centec), a partir do próximo dia 13 até o dia 30 de agosto. O resultado final será divulgado em 10 de setembro. Para estar elegível para as vagas, basta possuir ensino fundamental completo e mais de 16 anos.

Sandra Monteiro, titular da Secitece, reafirmou o compromisso do Governo do Estado na capacitação e qualificação da população. “Hoje é um dia feliz. Mais uma etapa concluída. Quero agradecer as nossas vinculadas, que estão envolvidas nesse projeto. Estamos em um esforço conjunto, pensado como uma estratégia para o desenvolvimento, inclusão dentro da área das energias renováveis. Seguimos com o compromisso de qualificar cada vez mais os cearenses”, afirmou.

Cada aluno selecionado receberá bolsa de R$ 300 por 4 meses por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), como forma de apoio para as formações.

As aulas deste primeiro ciclo acontecerão em seis laboratórios espalhados por todo o estado: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Mauriti, São Gonçalo do Amarante e Quixeramobim. A previsão para o início das atividades é para outubro deste ano. “Os municípios tiveram como critério para a sua escolha a presença de mais investimentos de empresas e demanda para o mercado de trabalho na área das energias renováveis”, completou o governador Elmano de Freitas. Acaraú; Amontada; Cedro; Fortim; Quixeré; São Benedito; e Tauá também receberão laboratórios.

Dividido em três fases, o Projeto H-Tec já concluiu a formação de 1.050 multiplicadores em sua primeira fase. O objetivo é a formação de 12 mil técnicos e multiplicadores de conhecimento. Ao todo, serão investidos R$ 34 milhões ao longo de quatro anos.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza domina Enem 2025: capital ocupa as 3 primeiras posições do BR e tem 4 escolas entre as 10 melhores

Ibmec chega a Fortaleza e firma Ceará como polo nacional de educação, inovação e negócios

Pesquisa Atlasintel Piauí 2026: eleição praticamente resolvida a favor do PT

Pesquisa Focus Poder/Atlasintel explica decisão de Ciro e PSDB de manter distância de Flávio

PSD dos “Domingos” leva Comissão de Orçamento do Congresso e reforça musculatura para a vice no Ceará

Focus/Atlasintel: Lula abre larga vantagem no Ceará e reforça ativo eleitoral de Elmano para 2026

Pesquisa Focus/Atlas para o Senado Ceará: Cenários embolados com Cid favorito; sem sua candidatura, Luizianne salta

Pesquisa Focus Poder + Atlasintel: Ciro e Elmano empatam na corrida ao Governo

UFC entra no Top 15 nacional de patentes e reforça posição como polo de inovação

Governo do Ceará: Pesquisa Focus Poder/AtlasIntel será divulgada nesta segunda-feira

PIX vira vitrine global: fundador do Web Summit diz que sistema brasileiro “destrói monopólios” e inspira o mundo

Em meio à batalha judicial, Eneva e Diamante iniciam investimento de R$ 6 bi em energia e infraestrutura no Pecém

MAIS LIDAS DO DIA

Vídeos: Michelle faz ataque frontal a Ciro Gomes e transforma Ceará no epicentro da crise do bolsonarismo

PF faz nova operação sobre fraude de R$ 54 bilhões na Americanas

Mercado imobiliário movimenta R$ 3,9 bilhões e vendas crescem em Fortaleza e RMF

Agro lidera exportações do Brasil para o Reino Unido, que já somam US$ 1,7 bilhão em 2026

Alece realiza sessão solene para entrega da Medalha Virgílio Távora a Cid Gomes e Camilo Santana em 3 de julho

Os Negócios que a IA Está Apagando do Mapa (e Quase Ninguém Percebeu)

STF limita competência da Justiça do Trabalho e anula condenação milionária contra farmacêutica

Justiça afasta Pedrinho da gestão da SAF do Vasco

MG Motor anuncia produção de veículos elétricos no Ceará com investimento de R$ 400 milhões