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Ceará se destaca no Ideb 2023 com os melhores resultados do Brasil no Ensino Fundamental

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Foto: Governo do Ceará

No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC), o Ceará consolidou sua liderança no cenário educacional brasileiro, alcançando os melhores resultados do país nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e nos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, quando considerada apenas a rede pública de ensino. Além disso, o estado registrou o terceiro melhor índice do Brasil no Ensino Médio tradicional e no Ensino Médio integrado à Educação Profissional.

Os resultados foram anunciados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, acompanhado pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, e pelo diretor de Estatística do Inep, Carlos Moreno. O governador do Ceará, Elmano de Freitas, celebrou o desempenho cearense nesta edição do Ideb, destacando o empenho coletivo que levou o estado a esse reconhecimento.

“Temos muito orgulho desses resultados do estado do Ceará. Sempre avançando, sempre melhorando, com a parceria do presidente Lula e do ministro Camilo Santana. Agradeço à secretária Eliana Estrela, todos os gestores escolares, professores, pais e alunos pelo empenho. Isso é um orgulho para nosso povo termos a qualidade do ensino que temos em nosso Ceará”, afirmou Elmano.

A análise dos dados do Ideb revela que a rede pública municipal do Ceará, que atua em colaboração com a gestão estadual, alcançou uma nota de 6,5 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, empatando com o Paraná no primeiro lugar nacional. Esse resultado está acima da média nacional, que foi de 6, e supera as duas edições anteriores do Ideb (2021 e 2019).

Nos anos finais do Ensino Fundamental, o Ceará também se destacou, alcançando a nota de 5,4, empatando com Goiás e Paraná, e superando tanto os índices dos anos anteriores quanto a média nacional, que foi de 5. Esse desempenho reflete o compromisso do estado em garantir uma educação de qualidade desde os primeiros anos escolares.

Criado em 2007, o Ideb é um indicador que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Segundo o ministro Camilo Santana, a análise desses dados é essencial para aprimorar as políticas públicas de educação. “O Ideb é o mais importante indicador da educação básica do nosso país. Não há nenhuma política que tenha êxito sem ter meta, objetivo, planejamento e estratégia”, destacou o ministro.

Programa Aprendizagem na Idade Certa

O sucesso do Ceará no Ideb é fruto de um esforço conjunto entre o governo estadual e os municípios, especialmente por meio do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic), agora denominado Paic Integral. O programa oferece suporte pedagógico, material estruturado, apoio à gestão escolar e um sistema de avaliação que garante ferramentas para a melhoria contínua da aprendizagem nas primeiras fases da Educação Básica.

Esse compromisso firmado entre o Estado e os municípios cearenses visa garantir acesso à educação de qualidade e apoio contínuo à trajetória escolar dos estudantes, refletindo diretamente nos excelentes resultados obtidos no Ideb.

Destaque no Ensino Médio

No Ensino Médio, o Ceará também obteve uma posição de destaque, registrando o terceiro melhor Ideb do país, com uma nota de 4,6, empatando com Pernambuco. Os estados do Espírito Santo e Goiás lideraram o ranking com 4,8, seguidos pelo Paraná, com 4,7. A média nacional foi de 4,1.

O ministro Camilo Santana destacou a inclusão do Ensino Médio integrado à Educação Profissional no Ideb como uma medida importante para reconhecer o esforço dos estados que buscam ampliar essa modalidade de ensino. Ele ressaltou que essa iniciativa é fortalecida pela proposta do Governo Federal de reduzir juros de dívidas dos estados, tendo como contrapartida a ampliação das matrículas na educação profissional. “Lembrando que o Brasil tem 11% apenas, e os países da OCDE [Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico] têm de 35% a 37% [de matrículas na educação profissional]”, pontuou Santana.

Rede cearense

A rede estadual de ensino do Ceará é composta por 512 Escolas em Tempo Integral, incluindo 367 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), 132 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs), 12 Escolas do Campo e uma Escola Família Agrícola. Essas instituições estão presentes em 175 municípios, atendendo mais de 177 mil alunos, o que representa 75% da rede estadual operando em jornada ampliada.

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