CeArt exibe e comercializa trabalho de 520 artesãos na Expocrato

COMPARTILHE A NOTÍCIA

CeArt. Foto: Reprodução/Gov

A Secretaria da Proteção Social (SPS), por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), está levando, neste ano, o trabalho de 520 artesãos do Cariri para serem comercializados no maior evento agropecuário do Norte e Nordeste, a Expocrato.

O evento teve início no último sábado (13) e segue até o dia 21 de julho, no Parque de Exposição Pedro Felício, no Crato. Onélia Santana, titular da SPS, destaca que a Expocrato é uma oportunidade para ampliar o alcance do trabalho dos artesãos e valorizar as diversas tipologias de artesanato produzidas na região.

“Teremos 36 estandes, incluindo 16 associações e grupos produtivos, além de 20 artesãos individuais, expondo e comercializando o autêntico artesanato cearense. Serão apresentadas dez diferentes tipologias e técnicas como rechilieu, bordado boa noite, renda de bilro, argila, xilogravura, pedras kariri, esculturas de madeira, trançado de sisal, fibras de bananeira e palha de milho, e composição de bonecos. Ao todo, vamos mostrar ao público da Expocrato os trabalhos de 520 artesãos de 13 municípios do Cariri, representando o melhor do sul do Ceará”, ressalta Onélia Santana.

Artesãos como Espedito Seleiro e Cícero Caetano (Zumbi), juntamente com vários membros da Associação do Mocotó, estarão presentes nos estandes da CeArt. Eles se juntarão a outros artesãos das cidades de Antonina do Norte, Barro, Barbalha, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Jardim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Várzea Alegre.

A coordenadora da CeArt, Germana Mourão, ressalta que durante os nove dias do evento, além da logística, ambientação e suporte aos artesãos, a equipe técnica da CeArt estará presente para acompanhar os artesãos em seus estandes, bem como realizar a emissão e renovação da identidade artesanal. “Os artesãos já cadastrados devem apresentar a identidade artesanal, enquanto os não cadastrados devem comparecer com a documentação necessária (RG, CPF e comprovante de residência) e um produto pronto na técnica em que desejam se cadastrar, além de material para realizar um teste de habilidade presencial”, complementa Germana.

A CeArt já cadastrou mais de 39.908 artesãos de 15 tipologias diferentes e, no ano passado, intermediou a comercialização de 59.615 peças, gerando mais de R$ 4,3 milhões em vendas. Além das ações de comercialização, a CeArt oferece suporte aos artesãos em todo o processo produtivo, emite a identidade artesanal e faz o credenciamento para comercialização em seus espaços e participação em eventos nacionais e internacionais. O selo CeArt certifica a originalidade e o valor cultural dos produtos, isenta os artesãos do ICMS e emite identidades artesanais em papel moeda. Desde sua inauguração em outubro de 2021, a Casa do Artesão Cearense já recebeu mais de 2 mil artesãos, sendo um ponto de apoio para aqueles que vêm do interior para participar de eventos ou que tenham outras necessidades.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fiel da balança, Cid se impõe, Camilo e Elmano cedem: Santana desiste da Assembleia

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

Rompimento de Cid em “pause” com o camilismo retomando negociações

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

Morre o médico cuja invenção simples e caseira salvou a vida de milhares de crianças no Ceará

Efeito pedagógico da disputa de Fortaleza: futebol e campanha política não se misturam

MAIS LIDAS DO DIA

A transição energética para um Ceará justo e inclusivo. Por Rômulo Alexandre Soares

Lula parabeniza presidente eleito do Uruguai

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

Mercado financeiro reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

Evandro confirma que reforma administrativa e novos secretários serão divulgados até metade de dezembro

Elmano assina projeto para aumentar em 25% quantitativo de cargos nas universidades estaduais

Evandro confirma Léo Couto como candidato a presidente da CMFor

Ceará registra crescimento no uso de veículos eletrificados, com Fortaleza liderando o mercado

Centro Fashion Fortaleza lança Black Friday com descontos e vantagens exclusivas