Choveu em cerca de de 120 municípios entre as 7h de quarta-feira, 14 e as 7h desta quinta-feira, 15, segundo balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Neste intervalo de 24 horas, os maiores acumulados foram observados no Cariri, macrorregião que havia sido apontada com as maiores condições para precipitações.
Os destaques foram:
– Milagres (Posto: Milagres) : 113.2 mm
– Crato (Posto: Ponta da Serra) : 100 mm
– Missão Velha (Posto: Jamaracu) : 94.2 mm
– Crato (Posto: Crato) : 92 mm
– Crato (Posto: Lameiro) : 85 mm
As precipitações foram associadas a áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico.
Mais chuvas
O Ceará deve seguir com condição para mais chuvas em todas as macrorregiões até sábado, 17. Os maiores acumulados são esperados para a porção centro-sul do estado, contemplando o sul do Sertão Central e Inhamuns, Cariri e sul da Jaguaribana, principalmente, no período da noite desta quinta-feira, 15 e madrugada de sexta-feira, 16. No caso da faixa litorânea, entre madrugada e manhã.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas durante o período da quadra chuvosa (fevereiro a maio), está localizada entre 1°S e 2°S. Com isso poderá influenciar no aumento da precipitação ao longo dos próximos dias.
As temperaturas máximas deverão variar entre 35°C e 36°C no período da tarde nas regiões da Jaguaribana, Cariri e Sertão Central e Inhamuns.