O fato: Os lojistas estão otimistas com as vendas de final de ano, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) alcançou 113,5 pontos em novembro, registrando uma alta de 1,4% em relação a outubro e 2,9% comparado ao mesmo período de 2023.
Após cinco meses de quedas consecutivas, o indicador mostrou recuperação em outubro e apresentou crescimento pela segunda vez consecutiva em novembro. Segundo Felipe Tavares, economista-chefe da CNC, “o final de ano sempre é um momento de perspectiva elevada para o empresário, em razão da Black Friday e do Natal, datas muito intensas de venda no varejo brasileiro”.
Setores em destaque: Os setores que mais contribuíram para o aumento do Icec foram supermercados, farmácias e cosméticos, que registraram um crescimento de 2,3%. O segmento de vestuário, tecidos e calçados também teve um desempenho positivo, com alta de 1,2%, motivado pela forte demanda de fim de ano.
Por outro lado, o segmento de bens duráveis apresentou uma queda de 0,3%. De acordo com a CNC, esse recuo está relacionado à vulnerabilidade desses produtos de maior valor frente às altas taxas de juros no país.
Contratações temporárias aquecem o mercado: O índice referente à contratação de funcionários temporários atingiu 131,3 pontos, o maior nível desde dezembro de 2022. Supermercados, farmácias e lojas de cosméticos lideram essas contratações. Já o segmento de bens duráveis deve reduzir a oferta de vagas temporárias nos próximos meses.
Expectativas econômicas e recuperação: Um dos destaques do mês foi o aumento da confiança nas expectativas econômicas, que cresceu 4,4% em relação a outubro, atingindo 134,4 pontos, o maior nível desde outubro de 2023. Mesmo em um cenário de desafios, como pressões inflacionárias e altas taxas de juros, o setor de comércio demonstra sinais de recuperação.