Defesa de Bolsonaro nega envolvimento em plano golpista e critica denúncia da PGR

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O fato: A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) rebateu, na noite desta terça-feira (18), as acusações apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A denúncia, assinada pelo procurador-geral Paulo Gonet, aponta Bolsonaro como líder de um plano golpista para se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022.

Os advogados do ex-presidente afirmam que não há qualquer prova que o vincule à trama e ressaltam que, mesmo após a apreensão de seus telefones, nenhuma mensagem relacionada ao suposto golpe foi encontrada.

“A despeito dos quase dois anos de investigações – período em que foi alvo de exaustivas diligências investigatórias, amplamente suportadas por medidas cautelares de cunho invasivo –, nenhum elemento que conectasse minimamente o presidente à narrativa construída na denúncia foi encontrado”, diz a nota divulgada pela defesa.

Críticas à delação de Mauro Cid: A defesa de Bolsonaro também questiona a credibilidade da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente, que serviu de base para a denúncia da PGR. Segundo os advogados, o acordo de colaboração apresenta contradições e teria sido alterado diversas vezes.

“A denúncia chega ao cúmulo de lhe atribuir participação em planos contraditórios entre si e baseada numa única delação premiada, diversas vezes alterada, por um delator que questiona a sua própria voluntariedade”, afirmam os advogados, classificando o depoimento de Cid como “fantasioso”.

Possível ação penal no STF: Além de Bolsonaro, outras 33 pessoas foram denunciadas por cinco crimes, incluindo tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa armada. Caso o Supremo Tribunal Federal (STF) aceite a denúncia, todos se tornarão réus e poderão responder a uma ação penal.

Na manifestação, a defesa de Bolsonaro reafirma que ele nunca compactuou com atos contra a democracia e confia na Justiça. “O presidente Jair Bolsonaro acredita que essa denúncia não prevalecerá por sua precariedade, incoerência e ausência de fatos verídicos que a sustentem perante o Judiciário.”

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

AtlasIntel revela consenso nacional contra o dono do Banco Master e expõe crise de confiança no sistema financeiro

Obtuário: Frank Gehry e o fim de uma era em que a arquitetura acreditava poder mudar cidades

Drones, motos e cidades no limite: por que Fortaleza terá que se adaptar

A análise da reviravolta: PL suspende apoio a Ciro Gomes após ofensiva de Michelle

A aposta limpa do Governo com Spark na frota pública: baixo carbono, eficiência e maior economia

Entenda o incômodo de Michelle com Ciro Gomes

Com Ciro como pivô, racha no bolsonarismo explode no Ceará e expõe disputa por comando no PL

Aeroporto de Jericoacoara. Foto: Divulgação

Entenda o que o leilão dos aeroportos regionais realmente revela

Aécio reposiciona PSDB, abre janela para apoiar Tarcísio e facilita a vida de Ciro no Ceará

Aécio banca PSDB no centro com veto a Lula e ao bolsonarismo; E como fica Ciro?

Com pesquisa e patente cearenses, curativo de pele de tilápia chega ao mercado; E o local da indústria?

Domingos Filho entendeu que o gênero é ativo estratégico e Patrícia Aguiar vira peça do PSD para 2026

MAIS LIDAS DO DIA

Marca, empreendedorismo e o risco invisível que muitos insistem em ignorar. Por Frederico Cortez