
O fato: As 10 maiores lojas de e-commerce no Brasil concentram 51,5% de toda a audiência do setor, segundo levantamento da Conversion. O Mercado Livre lidera com 13,4% do market share, seguido por Shopee (8,8%) e Amazon Brasil (7,9%). Destaque para a Shein, que ultrapassou o Magazine Luiza pela primeira vez neste ano e ocupa agora a 6ª posição no ranking.
Destaque nos acessos via aplicativos: A Shein também se consolida como o terceiro e-commerce mais acessado via aplicativos, atrás apenas do Mercado Livre e Shopee. A pesquisa aponta que as buscas orgânicas representam 26,3% do tráfego total do e-commerce no Brasil, enquanto acessos diretos somam 49,7%.
Crescimento do setor em outubro: O e-commerce brasileiro registrou crescimento de 5,4% em outubro, impulsionado pelo aumento de 6,1% nos acessos via web e 3,1% nos acessos por aplicativos. Este foi o quarto melhor desempenho do ano, atrás de janeiro, março e julho.
Setores em destaque: Os segmentos de Educação, Livros e Papelaria lideraram o crescimento, com alta de 9,8%. Turismo e Joias e Relógios também tiveram bons resultados, com crescimentos de 9,3% e 8,5%, respectivamente.
No setor de Educação, a Nova Concursos foi destaque com um avanço de 75,4%, impulsionado exclusivamente por acessos via web. Já no Turismo, Latam e Airbnb subiram posições no ranking geral, enquanto o Booking.com permanece na 11ª posição, consolidando três empresas do setor no Top 15 do e-commerce brasileiro.
Setores em queda: A única retração foi registrada no segmento de Casa e Móveis, com leve queda de 0,1%, refletindo um mercado competitivo e mudanças no comportamento do consumidor.