Engajamento entre escolas e comunidades é destaque para reunião ministerial de Educação no G20, no Ceará

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

O fato: Visando ilustrar e compartilhar boas práticas de engajamento escola-comunidade, o Brasil trouxe representantes de cinco experiências bem sucedidas de diferentes partes do mundo, para serem compartilhadas durante o encontro ministerial de Educação do G20, que ocorre em Fortaleza, nesta semana.

Saiba mais: Entre as experiências, está a da escola sul-africana Toli Senior Secondary School. A instituição, representada pelo estudante Thando Ntintili e pela educadora Siphokazi Gumbushe, ao se unir com os moradores locais, conseguiram melhorar a qualidade da água de um rio contaminado por uso humano e animal. Para isso, construíram um filtro de água capaz de proporcionar acesso a água potável, melhorando a qualidade de vida de aproximadamente 500 pessoas e gerando comprometimentos entre as pessoas.

A escolha dos participantes considerou o engajamento das práticas apresentadas, a representatividade regional e a diversidade de cada projeto e das pessoas envolvidas, assegurando que as discussões no G20 reflitam ampla gama de experiências educacionais e inclusivas.

Intercâmbio: Os representantes também tiveram a oportunidade de visitar a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jaime Alencar de Oliveira, na terça-feira (29), como parte das atividades da “Semana Ceará: Centro Global da Educação”.O encontro promovido pelo Governo do Ceará em parceria com o Ministério da Educação permitiu um intercâmbio de boas práticas entre o estado e as cinco delegações.

Engajamento escola-comunidade: A proposta de engajamento escola-comunidade tem como base garantir que os familiares dos alunos, professores, profissionais que atuam nas escolas estejam articulados para garantir um ambiente seguro e de aprendizado. Sendo as principais características do método a promoção de parcerias colaborativas; envolvimento parental; manutenção de vínculos culturais; compartilhamento de recursos/instalações e promoção de políticas públicas intersetoriais. Já os desafios, estão relacionados às restrições de recursos; coordenação e comunicação e sensibilidade cultural.

G20 no Ceará: O G20 no Ceará iniciou nesta terça-feira (29) e segue até 2 de novembro. Durante o período o estado receberá, mais uma vez, reuniões técnicas e ministeriais do G20 (29 a 31 de outubro) e, em seguida, o Global Meeting Education (31 de outubro a 2 de novembro), evento promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

As duas ações têm o Governo do Estado do Ceará como parceiro na realização. As discussões do G20 terão como tema central a educação e serão organizadas pelo Ministério da Educação (MEC). O GT de Educação priorizou três temas: valorização dos professores, conteúdo digital e engajamento escola-comunidade.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Rompimento de Cid em “pause” com o camilismo retomando negociações

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

Morre o médico cuja invenção simples e caseira salvou a vida de milhares de crianças no Ceará

Efeito pedagógico da disputa de Fortaleza: futebol e campanha política não se misturam

Direita e centrão tomam capitais e empurram esquerda para o isolamento

“Inspetor Zambelli”, zonas de classe média e “envelhecimento” de André fizeram a diferença pró-Evandro

MAIS LIDAS DO DIA

Palavra por palavra. Por Angela Barros Leal

Academia confirma ‘Ainda Estou Aqui’ como elegível ao Oscar

Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”

Petrobras prevê investimento de US$ 111 bilhões entre 2025 e 2029

André Fernandes rejeita apoio ao PT na eleição para a CMFor: “Não é uma opção”

Até o final de ano, Centro de Fortaleza contará com 246 agentes para reforço na segurança

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

A construção da opinião pública; Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

Cesta básica: Fortaleza lidera alta no Nordeste em outubro