A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) realiza, entre os dias 3 e 4 de junho, a “Conexão Ceará e França: Gastronomia – Terra – Tradição – Inovação”. Gratuita, esta atividade recebe inscrições até 30 de maio.
Espaço mantido pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), a Escola de Gastronomia Social promove o intercâmbio entre alunos, monitores, professores, pesquisadores, cozinheiros e pequenos produtores com profissionais franceses ou com formação neste País que é referência mundial em gastronomia.
A programação acontece na sede da Escola, localizada no bairro Cais do Porto (Mucuripe), em Fortaleza. Uma série de ações formativas permite a troca de experiências, fortalecimento da cultura, da sustentabilidade, do consumo regional e de técnicas tradicionais.
A partir da sala de aula, a “Conexão Ceará e França: Gastronomia – Terra – Tradição – Inovação” amplia o contato entre a França, destaque internacional deste campo de trabalho, e o Ceará, estado pioneiro no Brasil em fomentar política pública para gastronomia e cultura alimentar.
Ceará e França
A programação reúne 13 atividades, entre rodas de conversas e oficinas com convidados renomados da gastronomia. No dia 3 (segunda-feira), a partir das 14h, o evento é aberto com a roda de conversa “receitas de trajetórias de sucesso”.
Esta atividade traz Morena Leite, Hervé Witmeur e Patrick Terrien. A mediação será de Fernanda Gomes e conta com as presenças de Louise Benevides, Marina Giuberti e Sebastião Ferreira. Para a abertura, as inscrições ocorrem de forma presencial, por ordem de chegada.
Já no dia 4 (terça-feira), serão ofertadas oficinas ministradas por chefs com formação no Le Cordon Bleu, referência mundial em qualificação culinária. A participação no segundo dia de atividades é garantida mediante inscrição on-line, conforme a disponibilidade de vagas por espaço.
Segundo a superintendente da EGSIDB, Selene Penaforte, esta atividade focada na capacitação, é uma oportunidade para conectar trabalhadores e trabalhadoras do setor que atuam nas duas nações. Um rico encontro dos sabores que marcam a cultura alimentar cearense e a tradição culinária que é referência do país europeu.
“O evento contribui para o desenvolvimento da gastronomia local, valorizando nossas tradições, nossos insumos e trazendo aos nossos alunos novas possibilidades, técnicas e visões para suas práticas dentro das cozinhas. É uma troca de saberes muito valiosa”, destaca a gestora.
Serviço:
“Conexão Ceará e França: Gastronomia – Terra – Tradição – Inovação”
Dias 03 e 04 de junho, na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (Rua Manuel Dias Branco, 80, Cais do Porto).
Inscrições: 30/05 pelo link
Programação
Segunda-feira (03/06)
14h – Roda de conversa: receitas de trajetórias de sucesso, com Fernanda Gomes, Morena Leite, Hervé Witmeur, Patrick Terrien, Louise Benevides e Marina Giuberti.
Local: Terraço
16h às 19h – Oficina: Sensações do vinho, com Marina Giuberti
Local: Cozinha Show
Terça-feira (04/06)
9h às 10h / 14h às 15h – Aula Show: Cozinhando com a chef Morena Leite
10h às 11h / 15h às 16h – Aula Show: Cozinhando com os chefs Patrick Terrien e Louise Benevides
11h às 12h / 16h às 17h – Aula Show: Cozinhando com o chef Hervé Weitmeur e a Marie Stas-Weitmeur
Local: Cozinha Show
9h às 12h / 14h às 15h – Curso: Cozinhando com o Chef Luiz de França
Local: Cozinha Básica
9h às 12h / 14h às 15h – Curso: Cozinhando com o Chef Thales Romão
Local: Panificação
9h às 11h – Curso: Serviço da mesa, com a chef Fernanda Gomes, e Serviço para vinhos, com os sommeliers Marina Giuberti e Sebastião Ferreira
Local: Terraço
*04/06 – 09h às 11h e 05/06 – 09h às 12h (dois dias de curso)