Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Inauguração da nova sede do IPHAN marca o fortalecimento do Pacto Federativo na área Cultural

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

A Secretária da Cultura, Luisa Cela, participou da inauguração da nova sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-CE), em Fortaleza, representando o Governador do Ceará, Elmano de Freitas. A nova sede da superintendência está localizada no Complexo Cultural Estação das Artes Belchior, em Fortaleza, junto à Secretaria da Cultura do Estado (Secult), à Pinacoteca do Ceará, ao Mercado AlimentaCE, ao Centro de Design do Ceará, à Estação das Artes e ao Museu Ferroviário.

A solenidade contou com a presença do presidente do Iphan, Leandro Grass; da superintendente do Iphan no Ceará, Cristina Buco; da coordenadora do Escritório do MinC no Ceará, Andréa Vasconcelos; do reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida; e do presidente do Instituto Mirante, Tiago Santana, entre outras autoridades locais, gestores e agentes culturais. Também estiveram presentes mestres da cultura popular e coletividades, como o Maracatu Vozes da África, além de parceiros do Iphan na preservação do patrimônio cultural no estado.

Durante o evento, a Secretária da Cultura destacou que este é um momento de celebração não apenas pela nova sede da instituição, mas também pela memória e pelo patrimônio cultural. “Cuidar das nossas instituições que trabalham com patrimônio cultural e memória, que lutam pela garantia de orçamento para a política de patrimônio e que articulam e propõem políticas culturais é um caminho de fortalecimento da cidadania e da democracia”, declarou Luisa.

Na ocasião, a Secretária anunciou que, no dia 31 de agosto, em Barbalha, será realizada uma ação para debater a preservação do patrimônio e o reconhecimento do conjunto arquitetônico daquela região. Exemplos de cidades de todo o mundo, do Brasil e do Ceará que se destacam pela preservação e valorização do patrimônio serão apresentados aos participantes. No estado, quatro cidades são reconhecidas por sua atuação nas áreas de educação patrimonial, restauro, preservação e valorização: Icó, Aracati, Sobral, Viçosa, e o conjunto paisagístico constituído por formações geomorfológicas em monólito, conhecidas como Serrotes, no município de Quixadá.

Destacando ações de patrimônio cultural, memória e preservação vinculadas à Universidade Federal do Ceará, o reitor Custódio Almeida ressaltou as tarefas da UFC. “A Universidade precisa, por um lado, conservar, como uma instituição baseada na história, memória e conservação. Por outro lado, deve inovar, pois é com a inovação que ela resolve problemas, através dos inúmeros cursos novos e tradicionais que cuidam dessas pautas. Esta parceria mostra que, além de estarmos bem alinhados, é uma parceria de raiz. Temos espaços que dependem dessa parceria com instituições ligadas ao patrimônio, como a Casa de José de Alencar, em Fortaleza, uma antiga fábrica que será tombada, em Sobral, e, agora, recebemos recursos do PAC para recuperar parte da Biblioteca. Além disso, acabamos de receber os galpões na entrada do açude do Cedro, que tratam diretamente do patrimônio. Portanto, esta parceria avançará cada vez mais”, afirmou Custódio.

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza: Assim como Quaest, Datafolha capta movimento antecipado pela Focus/AtlasIntel

Animado por pesquisas, Lula grava pra Evandro e agenda ato em Fortaleza

Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza

A nervosa dança das pesquisas eleitorais em Fortaleza

Em educação, Brasil investe menos de 1/3 da média da OCDE

A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

Acaba a farra ESG enquanto a crise climática se agrava

A esquerda e o jornalismo estão tontos e não entendem fenômenos como Pablo Marçal

Focus Poder inova no Brasil com formato ‘Smart Brevity’ de notícias ágeis e diretas

Indústria dos “cortes” em vídeo: Lucro fácil, desinformação e realidade eleitoral paralela

Fortaleza: Assim como Datafolha, pesquisa Ideia diz que quase nada mudou em um mês

MAIS LIDAS DO DIA

Escola brasileira está entre as três melhores do mundo

Cazuza inédito: livro revela 27 poemas do cantor que morreu em 1990

Musk dribla bloqueio determinado por Moraes e x volta a funcionar no Brasil

X afirma que restauração da rede social no Brasil foi ‘involuntária’

Corte de juros nos EUA veio um pouco atrasado, diz Haddad

Dólar cai para R$ 5,46 após redução de juros nos EUA

Políticos e entidades criticam elevação de juros básicos

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

CW 26%, Sarto e André 21%, Evandro 18%, diz Pesquisa Ideia