Muito além da ciência: as habilidades humanas que florescem na pós-graduação; Por Adriana Rolim

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Quando pensamos em alguém
que cursa mestrado ou doutorado, a imagem que geralmente vem à mente é a de uma pessoa mergulhada em artigos científicos, experimentos e prazos apertados. Pouco se fala, no entanto, das habilidades interpessoais e cognitivas – as chamadas soft skills – que esse caminho acadêmico desenvolve de forma intensa e profunda. E isso importa, especialmente porque essas competências têm enorme valor dentro e fora do meio científico.

A jornada de um(a) pesquisador(a) é, antes de tudo, uma escola de resiliência. Dificilmente outro ambiente exige tanto da paciência e da capacidade de lidar com a frustração quanto a pesquisa científica. Hipóteses refutadas, experimentos mal sucedidos, artigos rejeitados e prazos escassos fazem parte da rotina. Aprender a persistir sem se deixar abater é uma das lições mais valiosas – e humanas – da pós-graduação.

A comunicação também ganha força nesse processo. Quem já tentou explicar sua tese em uma banca de defesa ou em um evento público sabe o quanto são necessárias clareza, empatia e capacidade de adaptação da linguagem. O(A) pesquisador(a) aprende a falar com pares, mas também com leigo(a)s, jornalistas, agências de fomento e gestore(a)s públicos. Desenvolve, portanto, uma escuta atenta e um discurso acessível – qualidades fundamentais em qualquer profissão.

Outro ponto pouco lembrado é a gestão de tempo e projetos. O(A) pesquisador(a) é, muitas vezes, seu/sua próprio(a) gerente: precisa organizar cronogramas, administrar recursos escassos, planejar publicações, participar de editais e ainda encontrar tempo para ensinar ou orientar. Tudo isso exige organização, autonomia e tomada de decisão – habilidades cada vez mais valorizadas em qualquer ambiente profissional.

A vida acadêmica também impõe desafios que demandam pensamento crítico e resolução de problemas. Não raro, o(a) pesquisador(a) se depara com obstáculos inesperados e precisa buscar soluções criativas, reavaliar caminhos metodológicos e reformular estratégias. É aí que a criatividade, a adaptabilidade e a flexibilidade ganham espaço. Por trás de uma tese técnica pode existir um grande exercício de imaginação, reinvenção e ousadia — além da capacidade de se ajustar a novos dados, abordagens ou direções de pesquisa.

Essas mesmas habilidades são essenciais para lidar com a convivência em grupos de pesquisa, com diferentes níveis hierárquicos e perspectivas. A capacidade de mediação de conflitos, escuta ativa e negociação também são colocadas à prova nesse ambiente coletivo. Saber dialogar e construir em conjunto é, muitas vezes, o que mantém os projetos em andamento.

Além disso, a ciência está em constante transformação. O(A) pesquisador(a) precisa acompanhar novas tecnologias, métodos e debates. Isso exige não apenas domínio técnico, mas uma mente aberta, capaz de revisar ideias e aprender continuamente — outra manifestação clara da flexibilidade como competência-chave para navegar em um mundo em constante mudança.

Esse(a)s profissionais também cultivam a colaboração. A ideia do(a) pesquisador(a) solitário(a) já não condiz com a realidade de equipes multidisciplinares, redes internacionais e projetos interinstitucionais. Saber dividir tarefas, reconhecer competências alheias, lidar com divergências e construir juntos são aprendizados contínuos na vida acadêmica.

Por tudo isso, é hora de ampliar o olhar sobre a formação científica. Um mestrado ou doutorado não forja apenas especialistas em determinado tema. Forma pessoas criativas, críticas, organizadas, comunicativas, resilientes, adaptáveis, colaborativas – capazes de resolver problemas, mediar conflitos e inovar. Profissionais completo(a)s, que têm muito a oferecer à sociedade em qualquer campo de atuação.

Se as empresas soubessem o quanto a ciência forma líderes preparado(a)s para ambientes complexos, inovadores e em constante mudança, disputariam esse(a)s profissionais com a mesma sede com que caçam MBAs. O mercado ainda não percebeu que, dentro dos laboratórios e bibliotecas, estão algumas das mentes mais preparadas para enfrentar os desafios do nosso tempo. Está na hora de olhar para o(a)s pesquisadore(a)s não como uma exceção acadêmica, mas como uma poderosa resposta ao futuro do trabalho.

 

Adriana Rolim é Farmacêutica, Doutora em Farmacologia. Docente e Pesquisadora da Universidade de Fortaleza.

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