
O fato: O Parque do Cocó, em Fortaleza, consolidou-se como a unidade de conservação estadual mais visitada do Brasil, segundo levantamento inédito do Instituto Semeia. Em 2023, foram registradas 598.748 visitas — número que coloca o equipamento cearense à frente de tradicionais áreas verdes como o Parque do Jaraguá (SP), o Parque das Dunas (RN) e até mesmo os Lençóis Maranhenses (MA).
O dado integra a primeira edição do estudo Visitômetro dos Parques do Brasil, iniciativa do Instituto Semeia, entidade sem fins lucrativos dedicada a fortalecer a gestão e o desenvolvimento sustentável de parques brasileiros. Além do Cocó, o Ceará emplacou outros dois parques entre os mais procurados do país: o Parque Nacional de Jericoacoara, que foi o mais visitado do Nordeste e o quarto no ranking geral, e o Parque Nacional de Ubajara, que ocupa a oitava posição.
Maior da região e referência urbana: Sob gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema), o Parque do Cocó é o maior parque em área urbana das regiões Norte e Nordeste, com 1.581 hectares. Sua extensão atravessa mais de 15 bairros da capital cearense, fazendo dele uma referência não apenas ambiental, mas também social e cultural no cotidiano de Fortaleza.
“O Cocó é múltiplo. Dá para fazer trilhas, esportes, piqueniques, dançar, andar de barco ou simplesmente ler um livro à sombra da mata. É um parque vivo e em constante movimento”, afirmou a secretária estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire.