Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa Atlas, parceira Focus no Ceará, faz Lula mudar de tom sobre Venezuela

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Com base na pesquisa Atlas, a reportagem conta que a o impacto negativo da relação amiga de Lula com Maduro é rejeitada pela maioria dos brasileiros.

Uma recente pesquisa realizada pela AtlasIntel, parceira doo Focus no Ceará, mostrou como a posição do presidente Lula favorável ao regime venezuelano desagrada à uma imensa maioria dos brasileiros. Os resultados caíram na mão do Ministério das Relações Exteriores e fez o presidente Lula mudar o tom nas conversações internacionais acerca da questão. É o que mostra trecho da reportagem do O Globo assinada pelas jornalistas Paola de Orte e Janaína Figueiredo.

A Atlas fez uma pergunta bem direta, o que levou à respostas objetivas e claras: “Na sua opinião, a Venezuela é uma democracia ou uma ditadura?” 

O resultado foi avassalador: nada mais, nada menos que 73,4% disseram que a Venezuela é um ditadura. Apenas 6,1% disseram se tratar de uma democracia, bem menos que os 20,5% que responderam não saber caractrizar o regime de Nicolas Maduro.

Antes de conhecer o resultado da pesquisa, o presidente Lula vinha relativizando o conceito de democracia quando o assunto era Venezuela. Nas conversações de Bruxelas, o petista deu uma guinada no tom e passou a declarar uma nova posição. No caso, a cobrança para que a Venezuela faça eleições presidenciais em 2024.

A pesquisa da Atlas apontou que os eleitores consideram o reestabelecimento das relações diplomáticas do Brasil com a Venezuela, que havia sido cortadas pelo Governo Jair Bolsonaro, foi, entre diversos temas, o que mereceu a maior rejeição dos eleitores. 59% disseram ser um erro e somente 29% disseram ser um acerto.

CEO da Atlas, o cientista político Andrei Roman, disse que “realmente houve um avanço muito importante” e seguiu: “Alta chance do Henrique Capriles [um opositor] disputar a eleição e de observadores europeus assistirem à condução do pleito. Não que a venezuela vá voltar a ser uma democracia da noite para o dia, mas esse é um dos melhores passos possíveis hoje”.

Não há dúvidas que a postura do Brasil e do presidente Lula são fundamentais nas tratativas para a Venezuela fazer eleições, porém só há sentido no pleito se forem livres e com participação ampla das oposições, que, em parte, está presa pela ditadura ou em exílio.

A Atlas se tornou a mais influente das empresas que realizam pesquisas no Brasil. Baseado numa metodologia que usa a Web para alcançar os eleitores, o índice de acertos tem sido altíssimo tanto nos levantamentos feitos no Brasil quanto em diversos países do mundo.

Foi o caso, por exemplo, da eleição para o Governo do Ceará em 2022. Uma pesquisa Atlas do fim de agosto já apontava a liderança de Elmano de Freitas. Ao final, no sábado antes do pleito dominical, outra pesquisa Atlas, esta em parceria com o Focus, já apontava que a disputa tendia a ser resolvida no primeiro turno, como de fato foi.

 

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza: Assim como Quaest, Datafolha capta movimento antecipado pela Focus/AtlasIntel

Animado por pesquisas, Lula grava pra Evandro e agenda ato em Fortaleza

Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza

A nervosa dança das pesquisas eleitorais em Fortaleza

Em educação, Brasil investe menos de 1/3 da média da OCDE

A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

Acaba a farra ESG enquanto a crise climática se agrava

A esquerda e o jornalismo estão tontos e não entendem fenômenos como Pablo Marçal

Focus Poder inova no Brasil com formato ‘Smart Brevity’ de notícias ágeis e diretas

Indústria dos “cortes” em vídeo: Lucro fácil, desinformação e realidade eleitoral paralela

Fortaleza: Assim como Datafolha, pesquisa Ideia diz que quase nada mudou em um mês

MAIS LIDAS DO DIA

Guimarães fala sobre suporte de Luizianne a Evandro: “Ela declarou que vai apoiar?”

Ibovespa fecha na mínima do dia pelo 2º dia, aos 133,1 mil pontos

Obras do ITA em Fortaleza terão orçamento inicial de R$ 17 milhões

Em Juazeiro, Glêdson cai, Santana sobe e disputa esquenta de vez

O frangão. Por Angela Barros Leal

Herdeiro não responde por multa decorrente de crime ambiental, decide STJ

X diz que vai nomear representante no País e cumpre ordem para barrar perfis

Paraná Pesquisas: Em SP, Nunes tem 26,8%, Boulos, 23,7%, e Marçal, 21%

Em Sobral, Oscar Rodrigues tem 49,8% e Izolda Cela 37,3%, diz Paraná Pesquisas