PF encontra áudio de agente mencionando Alexandre de Moraes “na mira para atirar”

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O fato: A Polícia Federal encontrou um áudio em que o agente Wladimir Soares afirma que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes estava “na mira para atirar”. A gravação foi descoberta durante a perícia de equipamentos apreendidos na investigação do plano golpista “Punhal Verde Amarelo”, que previa o assassinato do magistrado.

Investigação e prisão: O conteúdo, revelado pela CNN e ainda sob sigilo judicial, detalha também o tipo de armamento que seria utilizado no ataque. Wladimir Soares, que atuou na equipe de segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a transição de governo, está preso desde 19 de novembro de 2024. Ele é acusado de vazar informações sigilosas sobre a estrutura de proteção do presidente eleito para aliados de Jair Bolsonaro (PL).

A prisão foi determinada pelo STF após a análise de materiais apreendidos com o ex-assessor do gabinete da Presidência, Sérgio Rocha Cordeiro, capitão da reserva com quem Soares mantinha contato direto. Segundo as investigações, a atuação do agente da PF fazia parte da execução do plano, que também incluía atentados contra Lula, seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), e Alexandre de Moraes.

Plano detalhado: O documento do “Punhal Verde Amarelo”, obtido pela PF, descreve a estratégia para sequestrar e assassinar Moraes. Em um dos tópicos, intitulado “Demandas de Rec Op (levantamentos)”, há informações sobre a coleta de dados sobre o esquema de segurança do ministro, incluindo equipamentos, armamentos, veículos blindados, itinerários e horários.

Denúncia da PGR: Wladimir Soares é um dos 34 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado após a vitória de Lula nas eleições de 2022. As investigações seguem em andamento.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Chagas Vieira entra no jogo e embaralha o xadrez governista

Morte de Mario Vargas Llosa, o liberal, marca o fim de uma era na literatura latino-americana

Kristalina, Ph.D., CEO e… “mulherzinha” para Lula

Izolda na Califórnia e uma estridente conta política no Ceará

Tarifaço de Trump transforma a economia global em drama

Como Trump pode turbinar o protagonismo da China

O clássico britânico David Ricardo é cancelado em Washington

Nem censura estatal, nem patrulha ideológica: Obama pede nervo às universidades

Pesquisa Quaest: Lula segura a ponta, mas perde fôlego

Análise da pesquisa: Lula sangra e governadores aliados entram em alerta

LATAM Pulse: Lula despenca, Milei e Boric patinam e Petro lidera impopularidade; Sheinbaum resiste

Latam Pulse Brasil da Atlasintel: A preço de hoje, a direita leva

MAIS LIDAS DO DIA

Governo projeta salário mínimo de R$ 1.630 para 2026 com ganho real de 2,5%

Brasil bate recorde com mais de 1,4 milhão de novos pequenos negócios em 2025