🔴 O que é o benefício: Vários estados brasileiros concedem isenção ou desconto do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para carros elétricos e híbridos. A medida visa incentivar a adoção de veículos menos poluentes, reduzindo custos para o proprietário.
PL 890/25 é de autoria do deputado estadual Cláudio Pinho (PDT)
🔴 Como funciona na prática:
- Em alguns estados, o benefício é isenção total do IPVA para veículos 100% elétricos.
- Em outros, há alíquota reduzida ou isenção parcial, ou benefícios que dependem de critérios como valor do veículo, potência, se o veículo foi comprado no estado, etc.
- Exemplos de regras específicas: no Rio de Janeiro elétricos pagam 0,5% de alíquota, híbridos 1,5%.
🔴 Vá mais fundo
- Essas políticas fiscais não são uniformes: há diferenças grandes entre estados sobre quem se qualifica, quão profundo é o benefício, e até quando ele vale. É comum que isenções sejam limitadas a veículos comprados dentro do estado, ou que o veículo atenda certos requisitos técnicos.
- Alguns benefícios são temporários ou têm datas-limite, o que gera insegurança para consumidores na hora de decidir pela compra de um veículo elétrico.
- A infraestrutura de recarga (estações de carregamento) é um fator-chave: sem ela, o incentivo fiscal tem alcance limitado porque descaracteriza parte do benefício prático ao cidadão.
🔴 Por que isso importa
- Impacto ambiental: Ao incentivar veículos menos poluentes, contribui-se para redução de emissão de gases do efeito estufa, poluição do ar nas cidades, e melhora na qualidade de vida urbana.
- Economia para o consumidor: Redução ou isenção de IPVA pode representar uma economia significativa, especialmente para veículos de valor elevado ou para quem planeja manter o carro por muitos anos.
- Estimulo ao mercado elétrico: Políticas fiscais favoráveis ajudam a estimular produção, importação, venda e serviço de manutenção de veículos eletrificados, além de impulsionar investimentos em recarga.
- Desenvolvimento regional: Quando estados condicionam benefício a veículos fabricados no próprio território ou a compras locais, isso pode gerar empregos e fortalecer a indústria automotiva local.
🔴 Situação atual no Ceará
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Em 2023, foram vendidos cerca de 4,1 mil veículos eletrificados (elétricos + híbridos) no Ceará, o que representou um crescimento de 76,6% em relação a 2022.
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Desses 4,1 mil, 624 eram 100% elétricos; o restante eram híbridos.
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A frota total de veículos eletrificados em circulação no Ceará já é de 6.925 unidades (elétricos + híbridos + plug-in), segundo levantamento da NeoCharge e dados de Senatran.
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Fortaleza concentra a maior parte da frota eletrificada: cerca de 72% desse total estadual — algo em torno de 4.987 veículos.
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Modelos mais vendidos incluem híbridos da Toyota, como o Corolla e o Cross. Entre os elétricos puros, o Dolphin Mini (BYD) já aparece como destaque.
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A marca BYD domina: em 2024, mais da metade dos automóveis eletrificados vendidos no estado foram da BYD, com forte crescimento de participação de mercado.
🔴 IPVA / Tributação no Ceará para veículos eletrificados
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Para 2025, o Ceará fixou alíquota de 2,5% para veículos 100% elétricos (com até 100 cv), valor reduzido em relação às alíquotas normalmente aplicadas.
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Já híbridos continuam pagando alíquotas equivalentes aos veículos a combustão (uma faixa entre ~3% ou mais), dependendo do tipo, potência e valor venal.
🔴 Posição relativa do Ceará no Brasil e no Nordeste
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No 1º semestre de 2024, o Ceará foi 3º estado do Nordeste que mais emplacou veículos eletrificados.
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Entre todos os estados do Brasil, Ceará ficou em 12º lugar em número de emplacamentos de veículos elétricos em 2023 (∼1.941 unidades).
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🔴 Estados que já possuem benefício para carros elétricos / híbridos
Aqui está uma lista (até o momento mais recente) dos estados brasileiros e unidades federativas que já oferecem isenção ou redução de IPVA para veículos elétricos/híbridos, com observações quando aplicável:
Estado / Região | Tipo de benefício oferecido | Observações importantes |
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Distrito Federal | Isenção total para carros elétricos e híbridos | Sem restrição de valor ou idade do veículo. |
Alagoas | Isenção no primeiro ano; depois alíquotas reduzidas | Benefício progressivo nos anos posteriores. |
Pernambuco | Isenção total para elétricos | Híbridos geralmente não isentos ou têm benefício menor. |
Maranhão | Isenção para veículos 100% elétricos comprados no estado | Há exigência de compra/emplacamento local. |
Bahia | Isenção para elétricos até certo valor; híbridos geralmente sem benefício | Limite de valor para isenção. |
Piauí | Redução de alíquota para elétricos | Híbridos sem benefício em muitos casos. |
Paraíba | Isenção para veículos elétricos | Benefícios mais focados em elétricos. |
Rio de Janeiro | Alíquota menor (0,5%) para elétricos; 1,5% para híbridos | Comparado com alíquota normal para combustão. |
Rio Grande do Sul | Isenção total para elétricos | Híbridos continuam sujeitos à alíquota normal de IPVA. |
Mato Grosso do Sul | Redução de base de cálculo ou alíquota para veículos eletrificados | Desconto significativo. |
Minas Gerais | Teoricamente isenção para elétricos/híbridos fabricados no estado | Na prática, poucos ou nenhum veículo se qualifica, por não haver produção local correspondente. |