Principais tendências de tecnologia para o mercado de habilidades digitais em 2022. Por Daniel Monteiro

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Daniel Monteiro é diretor de ensino e tecnologia da Digital College. Foto: Divulgação

A pandemia que se iniciou no Brasil em 2020 acelerou nas corporações um processo chamado Transformação Digital. Inicialmente, o que se percebeu foi um avanço do home office como única alternativa viável de manutenção da operação das empresas. As ferramentas digitais, para viabilizar essa mudança repentina, tornaram as pessoas comuns, não incluídas digitalmente, em pessoas adaptadas a receber o acesso de novas tecnologias. As lives substituíram os eventos, o e-comerce substituiu os shoppings e as redes sociais se tornaram as vitrines.

Essa aceleração do uso de Tecnologia também acelerou o crescimento das empresas digitais. A inclusão de empresas tradicionais no digital e o surgimento de novas empresas, as chamadas Tech Startups, para oferecer soluções tecnológicas para solucionar problemas que antes não existiam.

Os operários digitais são os desenvolvedores de software. Segundo o GeekHunter, especializada em recrutar profissionais de TI, houve um aumento de 310% na busca de profissionais de tecnologia em 2020.

Apesar do excelente e sólido crescimento, as empresas de tecnologia vêm enfrentando o sério problema de suprir a necessidade de mão de obra do setor. Segundo a Brasscom, Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o Brasil tem uma demanda de 70 mil profissionais por ano. Desses, somente 46 mil conseguem se qualificar, gerando um déficit anual de 24 mil pessoas.

As cinco principais tendências de tecnologia que devem solidificar, e até mesmo impulsionar o crescimento por profissionais qualificados são: Internet das Coisas “IoT”. Com a chegada do 5G no Brasil, qualquer dispositivo vai poder estar conectado à internet muito rápido e estável e a dependência dos smartphones vai diminuir incorporando a internet em quase tudo: óculos, relógios, tênis, geladeira, carro, etc. Nossa vida vai ser literalmente conectada.

Falando em vida conectada, o “Metaverso” chegou para ficar. As gigantes da Tecnologia estão apostando tudo para ficar à frente da popularização dessa novidade. O Facebook até mudou de nome para Meta. Bill Gates, fundador da Microsoft, aposta que em três anos a maioria das reuniões vão acontecer de forma virtual em Metaverso. Tecnologias como NFT e blockchain vão sustentar esse mundo virtual.

2021 foi o ano em que os ataques cibernéticos se tornaram notícia. Crimes virtuais como sequestro de dados (Ransomware) se tornaram frequentes até mesmo nas grandes empresas. Tudo isso fez acender nas empresas a necessidade de pesados investimentos em cibersegurança, grande tendência para 2022.

O uso inteligente do grande volume de dados (Big Data) que as empresas e a internet possuem, e suas tecnologias, vão ser capazes de aprender com esses dados e a inteligência artificial (IA) vai deixar de ser “coisa de filme”. Tudo isso com o suporte da nuvem de computadores.

Neste ano,  a dica que deixo é: se você quiser se destacar profissionalmente, aposte nas carreiras de desenvolvimento para IoT, Metaverso, Cibersegurança, Inteligência Artificial e Computação em Nuvem.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

“Vamos pra cima”: Elmano endurece discurso em meio à onda de violência no Ceará

AtlasIntel: entre criminalidade e economia estagnada, Lula vê erosão no apoio e avanço de Tarcísio

Chiquinho Feitosa reúne Camilo, Evandro e Motta em articulação para 2026

A disputa no Ceará e os passageiros do carro dirigido por Ciro Gomes

Do cientista político Andrei Roman (AtlasIntel): Lula não é favorito em 2026 porque perdeu o ‘bônus Nordeste’

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

Paul Krugman: Delírios de grandeza (de Trump) vão por água abaixo

MAIS LIDAS DO DIA

Ceará registra avanço de 21% no turismo esportivo e de aventura em 2025

Decon e ANP apreendem óleo falsificado em Aquiraz

Altana Meireles: novo marco da sofisticação urbana tem obras iniciadas

Mercado financeiro projeta PIB de 2,16% em 2025

Suprema Corte dos EUA libera detenção de pessoas que falem inglês com sotaque

Fracht Log abre terminal no Pecém e dá fôlego às exportações contra tarifaço dos EUA

Nova receita: a criatividade da indústria para cobrar mais e entregar menos

GM vai montar elétrico Spark no Ceará: importante fato novo industrial — e ativo político para Elmano