Proenergia Summit 2024: Destaques e expectativas para o futuro da energia no Ceará

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Luís Carlos, presidente do Sindienergia-Ceará. Foto: Gabriel Amora

O fato: O segundo dia do Proenergia Summit 2024, que está em sua sexta edição, foi marcado por uma série de novidades e palestrantes de destaque. O evento, promovido pelo Sindienergia Ceará em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Sebrae, ocorreu no Centro de Eventos. 

Sindienergia: Luís Carlos, presidente do Sindienergia, destacou: “Encerramos com uma sensação incrível de satisfação e sucesso. Foi uma honra receber todos que nos visitaram”, disse. Em suas palavras, o principal objetivo do encontro é explorar e apresentar o potencial energético do Estado para o Brasil e o mundo.

Na ocasião, ele continuou: “Foi um sucesso absoluto, e estamos radiantes por ter encerrado esse grande evento com chave de ouro. Nosso estande, por exemplo, foi um ponto de encontro para conversas inspiradoras, diversão e excelentes oportunidades de negócios. O balanço é simplesmente acima das expectativas. Recebemos mais de 4.300 inscrições, mas o movimento na feira indica que o número pode ter sido ainda maior”, garantiu.

Além disso, o presidente ressaltou a inclusão de escolas no evento: “Estamos movimentando a educação, com crianças que precisam entender a transição energética através do consumo. Estamos ensinando e levando conhecimento para as escolas sobre como ser um consumidor consciente e como trabalhar com a energia em 10 ou 20 anos. É isso que fazemos aqui dentro”, detalhou com entusiasmo. 

Mais novidades: O evento contou com a presença do Museu da Energia, “um espaço fantástico para conhecer toda a trajetória da energia”. Além disso, “tivemos mais de 40 palestrantes e cobrimos mais de 8 eixos, incluindo mercado de energia, distribuição, investimentos no setor, meio ambiente e o futuro da energia, que começa aqui”. 

Por fim, também mencionou expectativas para 2025: “Ouvi e conversei com o ex-presidente da Petrobras, ex-senador e especialistas do setor de energia sobre o próximo ano. Dito isso, a expectativa é alta, e acreditamos que o evento será muito maior do que este ano. A luz está no Ceará, e todos sabem disso”, complementou. 

“Estamos falando de projetos para o futuro, como o investimento de 110 bilhões de reais, incluindo projetos como a terraplanagem da Fortesue no Porto do Pecém, que gerará 30 mil empregos diretos e 12 mil indiretos. Esse impacto vai além do setor de energia, beneficiando o estado e o Brasil”, seguiu. 

Entrega do Troféu Jurandir Picanço. Foto: Divulgação

Troféu Jurandir Picanço: O evento também foi palco da entrega Troféu Jurandir Picanço ao Ministro da Educação, Camilo Santana. O governador Elmano representou o ministro.

Já foram agraciados com o Troféu Jurandir Picanço: o então Secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Maia Júnior (em 2021); o Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Servtec, Lauro Fiúza (em 2022), e o Presidente da FIEC e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante (em 2023).

Outras opiniões: Paulo Siqueira, da Comerc Energia, confirmou e apontou o que achou do evento. “Tudo foi incrível. Consolidamos, mais uma vez, o evento como algo importantíssimo para o calendário do setor de energia”.

“O Proenergia Summit passou a ter uma amplitude maior, com vários empresários atentos às mudanças no setor”, enalteceu o evento, que também foi celebrado por Luís Eduardo Moraes, da JMacedo, que elogiou a dimensão física do evento.

“Foi um ano com uma dimensão espetacular. O evento atingiu a maturidade, sendo reconhecido em todo o Brasil e também fora do país. Temos um ambiente de informações e de academia, com startups e boas oportunidades de negócios para empresas e participantes. O evento é realmente plural. Bom para todos nós”, comemorou. 

Confira: 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Drones, motos e cidades no limite: por que Fortaleza terá que se adaptar

A análise da reviravolta: PL suspende apoio a Ciro Gomes após ofensiva de Michelle

A aposta limpa do Governo com Spark na frota pública: baixo carbono, eficiência e maior economia

Entenda o incômodo de Michelle com Ciro Gomes

Com Ciro como pivô, racha no bolsonarismo explode no Ceará e expõe disputa por comando no PL

Aeroporto de Jericoacoara. Foto: Divulgação

Entenda o que o leilão dos aeroportos regionais realmente revela

Aécio reposiciona PSDB, abre janela para apoiar Tarcísio e facilita a vida de Ciro no Ceará

Aécio banca PSDB no centro com veto a Lula e ao bolsonarismo; E como fica Ciro?

Com pesquisa e patente cearenses, curativo de pele de tilápia chega ao mercado; E o local da indústria?

Domingos Filho entendeu que o gênero é ativo estratégico e Patrícia Aguiar vira peça do PSD para 2026

Editorial Focus Poder: Equilíbrio no comando da CPI do Crime Organizado

Engenharia do negócio — os bastidores do mega distrito digital do Ceará

MAIS LIDAS DO DIA

Datafolha: Bolsonaristas preferem Michelle e Tarcísio

Maioria vê prisão de Bolsonaro como justa; país se divide sobre onde ele deve cumprir pena

Guaiúba conquista Selo Diamante de Transparência e entra na elite da gestão pública do Ceará