
O fato: Marco histórico e cultural de Fortaleza, a Praça do Ferreira será totalmente revitalizada a partir dos próximos dias. O governador Elmano de Freitas e o prefeito Evandro Leitão assinaram, nesta terça-feira (8), a ordem de serviço que autoriza o início das obras no local. O investimento total será de R$ 8 milhões, sendo R$ 4 milhões oriundos do Governo do Estado e o restante da Prefeitura de Fortaleza.
A intervenção, aguardada por comerciantes e frequentadores do Centro, prevê a reforma completa do piso, instalação de travessias elevadas, remodelação dos passeios com acessibilidade, construção de quiosques, fontes interativas, paraciclos e a requalificação da tradicional fonte da Coluna da Hora e das estátuas de bronze. A Praça também será ampliada em oito metros, com o estreitamento da rua Floriano Peixoto.
Durante a solenidade, Elmano ressaltou o simbolismo da obra: “Estamos chegando perto dos 300 anos de Fortaleza, e essa praça faz parte da nossa identidade e da nossa cultura. Sei que voltaremos aqui para celebrar o coração dessa cidade pulsando de maneira renovada e requalificada”.
O prefeito Evandro Leitão destacou a parceria entre os poderes municipal e estadual e adiantou que novas intervenções estão previstas para a região central da cidade. “É um dia muito especial para todos nós e para os lojistas, empreendedores e empresários que atuam aqui no Centro”, afirmou.
A obra tem previsão de conclusão para novembro deste ano e, segundo a gestão municipal, não deve impactar negativamente nas vendas de fim de ano. O projeto de reforma foi elaborado pelos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, a pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), que participa da iniciativa.
O presidente da CDL, Assis Cavalcante, celebrou o início das obras: “Esse era um compromisso do prefeito ainda na campanha. Com seis meses de gestão, vemos esse sonho se tornar realidade. Vamos juntos construir um Centro mais pujante”, declarou.
Para viabilizar a execução completa da reforma, o tráfego nos arredores da Praça do Ferreira foi bloqueado desde o último sábado (7). O acesso ao comércio da região está garantido, mas o trânsito só deve ser liberado após cinco meses, segundo a Prefeitura.