Roberto Cláudio rompe com o PDT e prepara nova aliança contra o PT no Ceará

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Roberto Cláudio. Foto: Divulgação

O que aconteceu:

O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio oficializou, nesta quarta-feira (29), sua desfiliação do PDT. Pré-candidato ao governo do Ceará, ele defende a construção de um “novo projeto político” para enfrentar a hegemonia do PT no Estado. O destino partidário ainda não foi anunciado, mas há conversas avançadas com o União Brasil, partido de Capitão Wagner, e aproximação com o PL, de André Fernandes.
A fala de Roberto Cláudio, na íntegra:
“Após um longo período de reflexão, tomei a difícil decisão de me desfiliar do Partido Democrático Trabalhista-PDT. Conversei ontem com o Presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi, e com o Presidente Estadual do PDT, André Figueiredo, sobre as circunstâncias que motivam esse novo caminho.
Ressaltei a ambos, a minha profunda gratidão e respeito ao Partido Democrático Trabalhista.
Encontrei no PDT, ao longo desse tempo, identidade de pensamento, afinidades de compreensão em relação a diversos assuntos da nossa política, solidariedade, mas principalmente, estabeleci relações de amizade e respeito com muitos outros filiados do Ceará e de outros estados.
Destaco na pessoa do amigo presidente Carlos Lupi, o carinho e o prestígio que sempre me foram ofertados dentro do partido.
A história do PDT de luta por justiça social e oportunidades aos mais vulneráveis e os exemplos do passado e do presente de grandes expoentes do partido, fazem do PDT um dos mais respeitados partidos em nosso País.
Entretanto, as graves e complexas circunstâncias locais da política cearense e, sobretudo, a necessidade de se construir um projeto alternativo de esperança e prosperidade ao nosso Estado me estimularam a tomar essa decisão.
O Ceará vive, hoje, um preocupante ciclo, sem precedentes em nossa história recente, de decadência moral e política na aliança que sustenta o Governo estadual.
Essa atual hegemonia política, liderada pelo PT, está marcada por um absurdo autoritarismo, por perseguições políticas nos quatro cantos do Estado, por um vergonhoso patrimonialismo e por graves denúncias de abusos no uso de recursos públicos.
Mas o mais grave de tudo isso é que a vida dos cearenses só tem piorado. O Ceará, ao longo dos últimos anos, tem retrocedido em praticamente todos os seus indicadores sociais e econômicos.
O Governo enfrenta com covardia e conformismo a gravíssima crise da segurança pública; assiste passivamente ao empobrecimento da nossa gente e do Ceará, que voltou a ser o estado com a segunda menor renda domiciliar de todo o País; além disso, o governo petista tenta criar uma ‘cortina de fumaça’ no grave negligenciamento com os cuidados à saúde da nossa população dependente do SUS.
Prometeram que o alinhamento de poder do PT aqui no Ceará, expresso no tal slogan eleitoral ‘Ceará 3 x mais forte’, melhoraria a vida do povo.
Mas somente a vida dos petistas mais influentes e de alguns aliados mais prestigiados melhorou. A vida do povo mesmo, só piorou.
Tomo essa decisão para, mais confortavelmente, ajudar na construção de um novo projeto político e administrativo que possa ajudar a salvar o Ceará e fazê-lo sair desse ciclo de profundos e graves atrasos e dar a oportunidade aos cearenses de uma mudança de rumos em nosso Estado a partir de um ciclo de novas ideias e de novas pessoas.
Mas, ressalto, saio do PDT mantendo respeito e gratidão, em especial, pelas grandes e boas memórias vividas dentro do Partido Democrático Trabalhista.
Muito obrigado a todos!
Roberto Cláudio
Vá mais fundo:
•Destino político: RC deve ser candidato ao governo do Ceará em 2026, com apoio do União Brasil e de partidos da direita cearense.
•Impacto: A saída de RC enfraquece ainda mais o PDT no Ceará, que vive um esvaziamento de quadros.
•Contexto: O PDT cearense, aliado histórico do PT, ocupa cargos na Prefeitura de Fortaleza e no governo estadual. A ruptura pode reconfigurar alianças para 2026.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Pesquisa AtlasIntel: Crise com Trump impulsiona Lula e desidrata Bolsonaro

Torcida brasileira pode ficar fora da Copa de 2026 nos EUA

Exclusivo: placas de aço produzidas no Pecém fora da lista de exceções de Trump

Reagan vs. Trump: Quando a direita acreditava no mercado, não na ameaça

Levitsky: Trump usa tarifas como arma pessoal e ameaça global à democracia

GLP-1 no Brasil: promessa de milagre, preço de privilégio

O Pix da histeria à omissão: por que a direita gritou contra o governo e calou diante dos EUA

Ciro Gomes caminha para filiação ao PSDB após almoço com cúpula tucana, em Brasília

AtlasIntel: 62% dizem que tarifa de Trump contra o Brasil é injustificada; 41% veem punição por Brics

Barroso responde a Trump com beabá sobre democracia e ditadura

Lula, o “Napoleão brasileiro”, saberá usar o presente político que recebeu de Trump

A crise escalou: Trump envia carta a Lula e impõe tarifa de 50% sobre exportações do Brasil

MAIS LIDAS DO DIA

Quando a liberdade cabia numa banca de revista; Por Gera Teixeira

Se eu quiser falar com Deus; Por Paulo Mota

As interjeições são armas de longo alcance, mais certeiras do que mísseis do Hezbollah; Por Paulo Elpídio

Preço dinâmico chega aos supermercados — e veio pra ficar