O fato: O deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT) foi escolhido presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) na eleição realizada na manhã de hoje, segunda-feira, 2. Dos 45 votos presentes, apenas um foi contrário à escolha. O pedetista tomará posse em 1º de janeiro de 2025.
Discurso: Em sua fala de agradecimento, Romeu agradeceu aos 45 parlamentares, destacando os 44 votos de confiança e também o voto contrário, afirmando que isso faz parte da democracia.
O único voto contrário foi do deputado estadual Alcides Fernandes (PL), pai do deputado federal André Fernandes (PL), candidato derrotado à Prefeitura de Fortaleza no 2º turno. O deputado estadual Carmelo Neto (PL) foi o único ausente.
Romeu também fez questão de elogiar Fernando Santana, destacando-o como um “democrata altruísta e homem de projeto voltado para o bem-estar do governo”.
Rompimento: O cenário de tensão em torno do nome se iniciou em novembro, quando o senador Cid Gomes (PSB) manifestou preocupação com a concentração de cargos no PT, o que gerou um rompimento temporário com o governador Elmano.
Como resultado, Fernando Santana, que tinha sido escolhido por Elmano, retirou sua candidatura, e Romeu Aldigueri foi indicado, trazendo mais estabilidade à base.
A definição também contou com a participação do prefeito eleito Evandro Leitão (PT), que deixará a presidência da Casa para assumir a Prefeitura de Fortaleza.
Confira os nomes da chapa:
Romeu Aldigueri (PDT) – Presidente;
Danniel Oliveira (MDB) – 1º Vice-presidente;
Larissa Gaspar (PT) – 2ª Vice-presidente;
De Assis Diniz (PT) – 1º Secretário;
Jeová Mota (PDT) – 2º Secretário;
Felipe Mota (União) – 3º Secretário;
João Jaime (PP) – 4º Secretário;
Vogal: Luana Regia (Cidadania);
Vogal: Emília Pessoa (PSDB);
Vogal: David Durand (Republicanos).