O fato: No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, o percentual de candidatos que faltaram caiu para 26,6%, em comparação aos 28,1% de 2023. A redução foi destacada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, como parte de um esforço contínuo para motivar a participação dos alunos no exame.
Participação da rede pública: Este ano, 94% dos estudantes do ensino médio público em conclusão se inscreveram para o Enem, um aumento significativo em relação aos 58% do ano anterior. Em 14 estados, a taxa chegou a 100%, sendo o Maranhão o único estado do Nordeste abaixo da média nacional, com 83%.
Logística e segurança: As provas de linguagens, ciências humanas e redação foram aplicadas em 1.753 cidades, distribuídas em 10.776 locais e 150 mil salas, com 90% dos candidatos alocados a até 10 quilômetros de suas casas. Segundo o MEC, os horários e protocolos de segurança foram cumpridos sem incidentes maiores.
Eliminações e incidentes: Cerca de 4.999 candidatos foram eliminados por violar regras do exame, como deixar a sala antes do tempo permitido ou portar equipamentos eletrônicos. O Enem registrou ainda 689 problemas logísticos, incluindo interrupções de energia e emergências médicas. Os candidatos afetados podem solicitar reaplicação entre 11 e 15 de novembro na página oficial do exame.